Inteligência emocional na educação formal: uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.15485

Palavras-chave:

Educação, Inteligência Emocional, Ensino-aprendizagem, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O aprimoramento da inteligência emocional é fundamental para o bem-estar individual, convívio social, para o desempenho acadêmico e o mundo do trabalho. Por isso, torna-se cada vez mais necessário o desenvolvimento de estratégias dentro da educação formal, visando a melhoria do equilíbrio emocional e dos processos de ensino-aprendizagem, principalmente no contexto pós-pandemia da COVID-19. Dentro desse contexto, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de escopo para levantar e examinar a natureza e extensão das publicações acerca da Inteligência Emocional no ambiente escolar formal, identificando lacunas e desafios. Realizou-se uma revisão de literatura, indexada em bases de dados, conforme a metodologia scoping review. As informações foram coletadas nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scopus (Sc) e Web of Science (WoS). Utilizaram-se as palavras-chave “Education”, “Emotional” and Intelligence” para coletar artigos publicados nos últimos cinco anos. Encontraram-se 541 artigos, dos quais 120 atenderam aos critérios de inclusão e foram analisados. A revisão evidencia que trabalhos sobre IE têm começado a ocupar os espaços do ensino formal, estando mais concentrados nos níveis médio e superior. Não foram identificados trabalhos desenvolvidos no Ensino Profissionalizante Integrado ao Médio, nem nas séries iniciais do Ensino Infantil. Trata-se, portanto, de uma lacuna que precisa ser preenchida, visto que o desenvolvimento do equilíbrio emocional é fundamental para o mundo do trabalho e deve ser desenvolvido desde a mais tenra idade para obtenção de melhores resultados. A revisão permitiu identificar que existem várias lacunas para a promoção da Educação Emocional nos ambientes formais, dentre elas: necessidade de incorporação de forma transversal no currículo escolar; necessidade de implementar/avaliar as ações em longo prazo; necessidade de melhorar os instrumentos de coleta de dados, bem como o tamanho e perfil amostral. 

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Carvalho, M. de S., & Nunes, F. C. (2024). Inteligência emocional na educação formal: uma revisão de escopo. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e15485. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.15485

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Geral