Culturas, línguas e educação: Reflexões para uma educação intercultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15908

Palavras-chave:

Cultura, Línguas, Educação, Dialogicidade

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado em andamento que investiga como se constitui o projeto educativo em território campesino com forte presença de descendentes de imigrantes germânicos. A partir do conceito de dialogicidade, fundamentado nos estudos de Bakhtin (2010) e Freire (2013) a pesquisa visa analisar como a cultura e línguas dos estudantes de três escolas de comunidade  campesina se presentificam no tempo e espaço escolar. Cotejamos os conceitos de cultura e interculturalidade de Forquin (1993) e Candau (2002) aos estudos sobre direito linguístico, bilinguismo, plurilinguismo e contato linguístico de Altenhofen (2004) e Savedra (2021). Em Gramsci (2004) e Semeraro (2006) encontramos subsídios para compreensão do trabalho do professor como intelectual orgânico capaz de problematizar e estabelecer uma relação dialógica entre o contexto cultural da comunidade e os conhecimentos estabelecidos pela legislação educacional. A metodologia utilizada para esta produção fundamenta-se na revisão de literatura dos autores mencionados e nos leva a considerar que as culturas e línguas lançam desafios no processo de escolarização e têm o poder de impulsionar a construção de um projeto educacional que considere o território campesino e plurilíngue dos estudantes.

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Publicado

2025-08-07

Como Citar

Hehr, R. G., & Foerste, E. (2025). Culturas, línguas e educação: Reflexões para uma educação intercultural. Revista Contexto & Educação, 40(122), e15908. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15908

Edição

Seção

Políticas Linguísticas e de Internacionalização à luz do legado de Paulo Freire