Universidades públicas, desenvolvimento sustentável e lixo zero: uma inter-relação factível?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16015

Palavras-chave:

Agenda 2030, Governança em universidades, Educação ambiental

Resumo

As universidades públicas brasileiras têm importante papel no alcance da Agenda 2030. Assim, o objetivo desse artigo é verificar as evidências de apropriação da abordagem lixo zero em universidades públicas consideradas sustentáveis segundo o ranking internacional UI GreenMetric. Para sua realização foi utilizada abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados da pesquisa bibliográfica apontam que as universidades devem: popularizar o conceito lixo zero; incorporar a economia circular a partir de variadas fontes e que os campi podem servir de laboratório vivo para práticas de sustentabilidade multidimensional, inclusive em parceria com as organizações governamentais. Quanto à pesquisa documental, verificou-se que as universidades pesquisadas, embora sejam consideradas sustentáveis, ainda não incorporaram de forma enfática práticas acadêmicas e de gestão para a internalização da sustentabilidade. Chama a atenção o termo governança nos resultados da análise léxica, o que mostra a sua importância no contexto contemporâneo das universidades públicas brasileiras investigadas, o que pode auxiliar na implantação do conceito lixo zero.

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Publicado

2025-04-23

Como Citar

Barbosa, M. de F. N., Locatelli, D. R. S., & Emmendoerfer, M. L. (2025). Universidades públicas, desenvolvimento sustentável e lixo zero: uma inter-relação factível?. Revista Contexto & Educação, 40(122), e16015. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16015

Edição

Seção

Educação, ambiente e saúde