A pesquisa sobre avaliação na educação em ciências: Um estudo em teses e dissertações
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16587Palavras-chave:
Avaliação, Revisão Bibliográfica, Ensino de Ciências, Estado do ConhecimentoResumo
Apresentamos os resultados de um estudo de revisão que buscou investigar o perfil da pesquisa sobre avaliação, no âmbito da Educação em Ciências, nas teses e dissertações contidas no Catálogo de Teses & Dissertações, disponível no site da CAPES, no período de 2013 a 2022. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento, tendo como referencial metodológico a análise documental do tipo síntese. Na condução desta análise, utilizamos como referencial teórico as concepções de Avaliação Formativa, Exame e Avaliação Emancipatória. Observamos que a maioria das 79 pesquisas analisadas foi realizada no nível da educação básica, sendo inexpressiva a presença desses estudos na pós-graduação. As pesquisas analisadas abordam, majoritariamente, assuntos relacionados aos aspectos metodológicos e operacionais da avaliação, com pouco espaço para questionamentos sociopolíticos e baixa criticidade. A concepção de Avaliação Formativa é adotada pela maioria dos estudos analisados (62%), a lógica do Exame está presente em uma quantidade significativa de pesquisas (22,7%), ao passo que a perspectiva emancipatória é assumida por um número reduzido de trabalhos (12,6%). Assim, há indicações da necessidade de ampliação e aprofundamento da pesquisa em Educação em Ciências, no que se refere à temática da avaliação, sendo a decolonialidade um tema ainda inexplorado, estando aí uma demanda para futuras investigações.
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