O RPG como ferramenta de ensino: As contribuições do RPG para a argumentação no ensino de Biologia
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2011.86.102-118Resumo
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado de cunho qualitativo que visou a analisar a argumentação dos alunos do Ensino Médio e Superior num jogo de Roleplaying Game – RPG envolvendo uma temática relacionada ao ensino de biologia. Um levantamento bibliográfico aponta que a escola ainda não promove adequadamente o desenvolvimento da argumentação científica em sala de aula. Nesse sentido, foi proposta a aplicação de um RPG com temática científica em uma turma de Ensino Médio e em outra de graduandos em Ciências Biológicas, cujos participantes responderam um questionário sobre hábitos sociais e culturais. As aplicações foram gravadas em VHS e transcritas. Os dados foram analisados à luz da Teoria Pragmadialética da Argumentação e os resultados indicaram que o jogo promove disputas de autoridade entre os jogadores para a tomada de decisão. Os participantes com hábitos culturais e sociais reconhecidamente maiores pelo grupo compartilhavam a autoridade para decidirem os rumos do enredo. Tal condição coloca o RPG como um jogo agonístico de “cooperatividade relativa”, pois os jogadores com maior autoridade podem se utilizar de técnicas persuasivas para obter a adesão dos demais jogadores para ações que não refletem, necessariamente, uma decisão coletiva. Os indícios permitiram concluir que o RPG possui potencial para o desenvolvimento da argumentação científica em aulas de Biologia.
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