A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
THE TEACHING TRAINING IN CHEMISTRY AND THE PEDAGOGICAL PRACTICES OF TEACHERS OF BASIC EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.8256Resumo
Esse trabalho insere-se no campo de pesquisa da formação docente e tem por objetivo compreender como professores de Química avaliam a contribuição da sua formação acadêmica no desenvolvimento de práticas docentes em sala de aula. A investigação buscou compreender qual a influência da formação específica e pedagógica sobre o trabalho docente de professores de Química. Procurou-se investigar se e de que forma o conhecimento pedagógico estudado durante a formação inicial está presente nas estratégias metodológicas adotadas pelos professores no exercício de sua função. A pesquisa foi desenvolvida e os dados analisados empregando um enfoque qualitativo. Como procedimentos de pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas e a observação de aulas ministradas por quatro docentes. A partir dos dados foi possível identificar as concepções sobre ensino e aprendizagem dos professores e compreender como sua formação acadêmica contribui para a sua prática pedagógica. Os resultados da pesquisa mostram que a experiência adquirida em serviço é um fator altamente influenciador da prática pedagógica, enquanto a sua vivência como aluno de graduação fica em segundo plano
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).