SITUAÇÃO DE ESTUDO E ABORDAGEM TEMÁTICA: RELAÇÕES, DISCUSSÕES E SINALIZAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.127-147Palavras-chave:
Situação de Estudo, Abordagem Temática, Currículo EscolarResumo
O presente trabalho, de cunho qualitativo, buscou por meio de uma revisão bibliográfica em atas dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências investigar as aproximações e distanciamentos, entre as perspectivas da Abordagem Temática e da Situação de Estudo e, com isso, discutir suas relações com o currículo escolar. O recorte temporal da revisão deu-se no período de 1997 à 2015. A análise dos dados foi baseada na Análise Textual Discursiva e, como principais resultados da pesquisa, destaca-se que a Abordagem Temática está fundamentada na Educação Libertadora Freireana e a Situação de Estudo no referencial de Vygotsky, mas ambas perspectivas são identificadas como propostas de reorganização curricular balizadas por temas na intenção de contemplar um ensino interdisciplinar e contextualizado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).