INTERFACES BRASIL-ESPANHA: PROCESSOS DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA LOCAL (RIO DE JANEIRO-MADRI) FRENTE À RECONFIGURAÇÃO FEDERATIVA DOS ESTADOS NACIONAIS

Autores

  • Augusto César Pinheiro da Silva PUC-RIO

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.89.114-132

Resumo

Brasil e Espanha vivenciaram durante décadas, regimes políticos autoritários que reconfiguraram as estratégias de gestão do Estado no seu território de representação político-administrativa. Notadamente no âmbito local, ambos os países minaram projetos autônomos baseados na gestão das diferenças, o que pode ser observado hoje, frente ao retorno do Estado democrático, há décadas, em importantes cidades desses países (Rio de Janeiro e Madri). As estratégias de gestão educacional em curso nessas cidades mostram os impactos da centralização do poder decisório nas diversas escalas de representação político-administrativa (local, regional/estadual, nacional), o que mina a formação de grupos sociais autônomos e responsáveis pelo “fazer político” das localidades e por novas arquiteturas distributivas no território.

Palavras-chave: Federalismo. Educação básica. Poder local. Geopolítica.

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Publicado

2013-07-10

Como Citar

Silva, A. C. P. da. (2013). INTERFACES BRASIL-ESPANHA: PROCESSOS DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA LOCAL (RIO DE JANEIRO-MADRI) FRENTE À RECONFIGURAÇÃO FEDERATIVA DOS ESTADOS NACIONAIS. Revista Contexto &Amp; Educação, 28(89), 114–132. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.89.114-132