EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM GRUPO: CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA, CONSUMO ALIMENTAR E ESTADO NUTRICIONAL DOS PARTICIPANTES
FOOD AND NUTRITION EDUCATION IN GROUP: SOCIOECONOMIC CHARACTERIZATION, FOOD CONSUMPTION AND NUTRITIONAL STATUS OF PARTICIPATS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.10791Palavras-chave:
Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Educação Alimentar e Nutricional, Consumo de Alimentos, Estado NutricionalResumo
Ações de educação em saúde em grupo apresentam vantagens em relação às intervenções individualizadas. A educação alimentar e nutricional realizada em grupos possui baixo custo de operacionalização, ampla abrangência, contribui com o fortalecimento de redes sociais, além de ser um método efetivo de promoção da saúde. No entanto, é necessário conhecer os participantes, a fim de que as intervenções possam ser orientadas. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi caracterizar o perfil socioeconômico, padrão de consumo alimentar e o estado nutricional de participantes de uma ação de educação alimentar e nutricional em grupo. Trata-se de um estudo seccional realizado com 26 indivíduos matriculados em uma Universidade Aberta à Pessoa Idosa. Os dados foram obtidos por meio de questionários socioeconômico, inquéritos dietéticos e avaliação antropométrica. Os resultados indicaram que a população estudada apresenta renda mensal e escolaridade superior à média da população brasileira, elevada frequência de inadequação quanto a distribuição dos macronutrientes, em especial, de lipídios (n=13); elevada frequência de ingestão aumentada de ácidos graxos saturados (n=16), trans (n=14) e de sódio (n=9); elevado número de participantes consumindo fibras alimentares (n=18) e cálcio abaixo (n=23) do preconizado; e inadequação para a ingestão de vitamina D (n=26). Houve predomínio de sobrepeso, risco cardiovascular e frequência acima de 35% de situação de atenção para a redução de massa muscular. A realização desta pesquisa permitiu entender o contexto social dos participantes e identificar as necessidades nutricionais, norteando a escolha de temas e as metodologias para as ações de educação alimentar e nutricional em grupo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).