EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM GRUPO: CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA, CONSUMO ALIMENTAR E ESTADO NUTRICIONAL DOS PARTICIPANTES
FOOD AND NUTRITION EDUCATION IN GROUP: SOCIOECONOMIC CHARACTERIZATION, FOOD CONSUMPTION AND NUTRITIONAL STATUS OF PARTICIPATS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.10791Palabras clave:
Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Educação Alimentar e Nutricional, Consumo de Alimentos, Estado NutricionalResumen
Ações de educação em saúde em grupo apresentam vantagens em relação às intervenções individualizadas. A educação alimentar e nutricional realizada em grupos possui baixo custo de operacionalização, ampla abrangência, contribui com o fortalecimento de redes sociais, além de ser um método efetivo de promoção da saúde. No entanto, é necessário conhecer os participantes, a fim de que as intervenções possam ser orientadas. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi caracterizar o perfil socioeconômico, padrão de consumo alimentar e o estado nutricional de participantes de uma ação de educação alimentar e nutricional em grupo. Trata-se de um estudo seccional realizado com 26 indivíduos matriculados em uma Universidade Aberta à Pessoa Idosa. Os dados foram obtidos por meio de questionários socioeconômico, inquéritos dietéticos e avaliação antropométrica. Os resultados indicaram que a população estudada apresenta renda mensal e escolaridade superior à média da população brasileira, elevada frequência de inadequação quanto a distribuição dos macronutrientes, em especial, de lipídios (n=13); elevada frequência de ingestão aumentada de ácidos graxos saturados (n=16), trans (n=14) e de sódio (n=9); elevado número de participantes consumindo fibras alimentares (n=18) e cálcio abaixo (n=23) do preconizado; e inadequação para a ingestão de vitamina D (n=26). Houve predomínio de sobrepeso, risco cardiovascular e frequência acima de 35% de situação de atenção para a redução de massa muscular. A realização desta pesquisa permitiu entender o contexto social dos participantes e identificar as necessidades nutricionais, norteando a escolha de temas e as metodologias para as ações de educação alimentar e nutricional em grupo.
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