EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM GRUPO: CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA, CONSUMO ALIMENTAR E ESTADO NUTRICIONAL DOS PARTICIPANTES

FOOD AND NUTRITION EDUCATION IN GROUP: SOCIOECONOMIC CHARACTERIZATION, FOOD CONSUMPTION AND NUTRITIONAL STATUS OF PARTICIPATS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.10791

Palabras clave:

Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Educação Alimentar e Nutricional, Consumo de Alimentos, Estado Nutricional

Resumen

Ações de educação em saúde em grupo apresentam vantagens em relação às intervenções individualizadas. A educação alimentar e nutricional realizada em grupos possui baixo custo de operacionalização, ampla abrangência, contribui com o fortalecimento de redes sociais, além de ser um método efetivo de promoção da saúde. No entanto, é necessário conhecer os participantes, a fim de que as intervenções possam ser orientadas. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi caracterizar o perfil socioeconômico, padrão de consumo alimentar e o estado nutricional de participantes de uma ação de educação alimentar e nutricional em grupo. Trata-se de um estudo seccional realizado com 26 indivíduos matriculados em uma Universidade Aberta à Pessoa Idosa. Os dados foram obtidos por meio de questionários socioeconômico, inquéritos dietéticos e avaliação antropométrica. Os resultados indicaram que a população estudada apresenta renda mensal e escolaridade superior à média da população brasileira, elevada frequência de inadequação quanto a distribuição dos macronutrientes, em especial, de lipídios (n=13); elevada frequência de ingestão aumentada de ácidos graxos saturados (n=16), trans (n=14) e de sódio (n=9); elevado número de participantes consumindo fibras alimentares (n=18) e cálcio abaixo (n=23) do preconizado; e inadequação para a ingestão de vitamina D (n=26). Houve predomínio de sobrepeso, risco cardiovascular e frequência acima de 35% de situação de atenção para a redução de massa muscular. A realização desta pesquisa permitiu entender o contexto social dos participantes e identificar as necessidades nutricionais, norteando a escolha de temas e as metodologias para as ações de educação alimentar e nutricional em grupo.

Publicado

2021-10-04

Cómo citar

Oliveira, I. dos S. A. de, Paulino, A. H. de S., Brito, T. R. P. de, & Dala-Paula, B. M. (2021). EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM GRUPO: CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA, CONSUMO ALIMENTAR E ESTADO NUTRICIONAL DOS PARTICIPANTES: FOOD AND NUTRITION EDUCATION IN GROUP: SOCIOECONOMIC CHARACTERIZATION, FOOD CONSUMPTION AND NUTRITIONAL STATUS OF PARTICIPATS. Revista Contexto &Amp; Saúde, 21(43), 57–73. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.10791

Número

Sección

Nutrição & Saúde