IMPACTOS DA VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA EM CRIANÇAS ASMÁTICAS INTERNADAS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA E ENFERMARIAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
IMPACTS OF NON-INVASIVE VENTILATION ON ASTHMATIC CHILDREN ADMITTED TO INTENSIVE CARE UNITS AND WARDS: NA INTEGRATIVE REVIEW VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA EM CRIANÇAS ASMÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.42.10897Palavras-chave:
ASMA, VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA, CRIANÇAResumo
Introdução: A asma é uma das doenças respiratórias crônicas de maior frequência na infância. A fisiopatologia das condições clínicas no estado asmático fornece uma sólida base fisiológica para o uso da ventilação não invasiva (VNI) em crianças. Objetivo: analisar a eficácia e segurança da VNI em crianças asmáticas internadas em ambiente hospitalar, assim como seus efeitos fisiológicos no sistema respiratório, através das evidências já existentes. Métodos: Foi realizada pesquisa nas bases de dados SciELO, Pubmed, Lilacs e na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), por artigos originais sobre asma e VNI em crianças. Em português, inglês e espanhol, publicados entre 2010 e 2020. Através dos descritores padronizados DeCS: “acute asthma”, “bilevel”,”pediatrics”, “continuous positive airway pressure”. Seguindo uma metodologia e critérios de inclusão e exclusão, de modo que 7 artigos foram selecionados. Destes 1 apresentou nível de evidência A (14,3%), outro B (14,3%) e 5 nível C (71,4%). Resultados: Seis artigos apresentaram desfechos positivos quanto ao uso da VNI nas disfunções respiratórias causadas pela asma. Os paciente apresentaram melhoras clínica como, otimização das trocas gasosas; menor tempo de estadia no hospital, menor índice de intubação, entre outras. Apenas 1 estudo indicou que a VNI é ineficaz e sem benefícios aparentes. Considerações finais: Os estudos indicaram que a VNI é uma boa opção terapêutica, segura e eficaz. Entretanto as informações atuais encontram-se limitadas, de pouca qualidade e controversas, sem uma padronização do seu manejo. Sendo necessário a realização de mais estudos randomizados que não deixe dúvidas quanto a sua utilização nesta população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).