EFFECTS OF THE INGESTION OF FLAXSEED (LINUM USITATISSIMUM L.) OIL AND PHYSICAL EXERCISE IN ANIMAL MODEL FOR METABOLIC SYNDROME
EFEITOS DA INGESTÃO DE ÓLEO DE LINHAÇA (LINUM USITATISSIMUM L.) E EXERCÍCIO FÍSICO EM MODELO ANIMAL PARA SÍNDROME METABÓLICA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.11623Palavras-chave:
Metabolic syndrome, flaxseed oil, physical exercise, glucose intolerance, spontaneously hypertensive ratsResumo
A síndrome metabólica é uma doença que envolve uma série de sintomas associados à obesidade e às modificações metabólicas, e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes Mellitus tipo 2. O estudo de novas possibilidades de terapias não medicamentosas é fundamental para a prevenção primária da SM. O objetivo deste trabalho foi avaliar as respostas de ratos espontaneamente hipertensos (SHR) às alterações lipídicas induzidas pela administração de dexametasona (DEXA) à ingestão de óleo de linhaça associada ou não ao exercício físico em relação ao peso corporal, e glicêmico e perfis lipídicos, em comparação com o tratamento medicamentoso com metformina. Após 24 dias de experimento, os animais com 20 semanas de idade foram submetidos ao teste de tolerância à glicose (GTT) e avaliação do perfil lipídico. Os resultados mostraram que a administração de DEXA em animais SHR promoveu quadro de hiperglicemia, dislipidemia e atenuou a resistência à insulina comum em SHR, produzindo um modelo experimental com diversos componentes da SMH humana. Os efeitos no ganho de peso indicaram uma importante ação preventiva do óleo de linhaça e do exercício na evolução ponderal de animais SHR-DEXA. Além disso, a ingestão de óleo de linhaça associada ou não ao exercício físico promoveu melhorias significativas na hiperglicemia e intolerância à glicose nesses animais. Em relação ao perfil lipídico, os tratamentos com óleo de linhaça e exercícios promoveram redução nos níveis de triglicerídeos e aumento de HDL-c; no entanto, a combinação dessas duas intervenções não medicamentosas foi mais eficaz do que os tratamentos isolados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).