Transtorno do espectro autista: Diagnóstico e compreensão da temática pelos responsáveis

Autores

Palavras-chave:

Autismo, Cuidado dos pais, relação parental

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição voltada aos aspectos do neurodesenvolvimento, e tenha ganhado destaque na literatura pelo aumento das taxas de diagnósticos e importância da compreensão do transtorno, porém uma ênfase menor é dada aos pais e responsáveis de crianças com TEA, os quais estão sujeitos a vivências e variáveis emocionais intensas após o diagnóstico e busca do auxilio adequado ao tratamento. O objetivo do presente trabalho foi analisar a compreensão de pais e responsáveis de crianças com TEA sobre o transtorno, tratamento e suas variações, bem como as vivências do diagnóstico e suas percepções emocionais. Foram avaliados 894 pais e/ou responsáveis através de um questionário de uma plataforma digital, na qual investigou três critérios: I. Sobre a criança; II. Tratamento e terapia e III. Estudando o autismo. Os resultados indicaram que os responsáveis estão sujeitos e propensos ao adoecimento psicológico, como a exaustão, depressão e ansiedade por lidarem com questões novas e desafiadoras que englobam o TEA e a aceitação do mesmo aos seus entes, destacando uma participação maior das mães, vivencias de ações preconceituosas, altas taxas de tratamentos duvidosos encontrados pelos responsáveis com promessas de cura do autismo, além de alta busco dos mesmos por cursos online e informações sobre o autismo. Destacando-se assim a importância do olhar para os cuidados e suporte emocional e comportamental do pais e responsáveis por crianças com autismo, a fim de que tais taxas de adoecimento possam ser amenizadas, prezando pelo cuidado parental de tais responsáveis.

Biografia do Autor

Mayra Helena Bonifácio Gaiato, Instituto Singular

Fundadora do Instituto Singular- SP

Marina Cristina Zotesso, Universidade de São Paulo, campus Bauru (USP - FOB)

Docente do departamento de fonoaudiologia da Universidade de São Paulo, campus Bauru (USP-FOB) e Coordenadora Científica do Instituto Singular.

Lidiane Ferreira, Instituto Singular- SP

Diretora e sócia do Instituto Singular

Rodrigo da Rosa Silveira, Instituto Singular -SP

CEO do Instituto Singular

Renata Diodato, Instituto Singular- SP

Diretora e sócia do Instituto Singular

Publicado

2022-11-16

Como Citar

Gaiato, M. H. B., Zotesso, M. C., Ferreira, L. ., Silveira, R. da R., & Diodato, R. (2022). Transtorno do espectro autista: Diagnóstico e compreensão da temática pelos responsáveis. Revista Contexto & Saúde, 22(46). Recuperado de https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoesaude/article/view/13209

Edição

Seção

Artigos