Transtorno do espectro autista: Diagnóstico e compreensão da temática pelos responsáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.46.13209

Palavras-chave:

Autismo, Cuidado dos pais, relação parental

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição voltada aos aspectos do neurodesenvolvimento, e tem ganhado destaque na literatura pelo aumento das taxas de diagnósticos e importância da compreensão do transtorno, porém uma ênfase menor é dada aos pais e responsáveis de crianças com TEA, os quais estão sujeitos a vivências e variáveis emocionais intensas após o diagnóstico e busca do auxílio adequado ao tratamento. O objetivo do presente trabalho foi analisar a compreensão de pais e responsáveis de crianças com TEA sobre o transtorno, tratamento e suas variações, bem como as vivências do diagnóstico e suas percepções emocionais. Foram avaliados 894 pais e/ou responsáveis por meio de um questionário de uma plataforma digital, na qual investigou-se três critérios: I. Sobre a criança; II. Tratamento e terapia e III. Estudando o autismo. Os resultados mostraram que os responsáveis estão sujeitos e propensos ao adoecimento psicológico, como a exaustão, depressão e ansiedade por lidarem com questões novas e desafiadoras que englobam o TEA e a aceitação do mesmo aos seus entes, destacando uma participação maior das mães, vivências de ações preconceituosas, altas taxas de tratamentos duvidosos encontrados pelos responsáveis com promessas de cura do autismo, além de alta busca dos mesmos por cursos on-line e informações sobre o autismo. Destaca-se, assim, a importância do olhar para os cuidados e suporte emocional e comportamental do pais e responsáveis por crianças com autismo, a fim de que tais taxas de adoecimento possam ser amenizadas, prezando pelo cuidado parental de tais responsáveis.

Referências

American Psychiatric Association (APA). DSM 5: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed; 2014.

Fadda GM, Cury VE. A experiência de mães e pais no relacionamento com o filho diagnosticado com autismo. Psic.: Teor. e Pesq. 2019;35. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e35nspe2

Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Data & Statistics on Autism Spectrum Disorder. CDC website. 2014. Disponível em: https://www.cdc.gov/ncbddd/autism/data.html. Accessed March 29, 2022.

Saito M, Hirota T, Sakamoto Y, Adachi M, Takahashi M, Osato-Kaneda A, Kim YS, Leventhal B, Shui A, Kato S, Nakamura K. Prevalence and cumulative incidence of autism spectrum disorders and the patterns of co-occurring neurodevelopmental disorders in a total population sample of 5-year-old children. Mol. Autism. 2020;11(1):35. DOI: https://doi.org/10.1186/s13229-020-00342-5

Souza LMR, Gomes MLC, Silva JA, Carvalho LHZS, Martone MCC, Carmo JS. Oficinas sobre transtorno do espectro autista para pais, cuidadores e profissionais: análise de uma experiência. Rev. Educ. Espec. 2019;32:1-19. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X26386

Ritz B, Liew Z, Yan Q, Cui X, Virk J, Ketzel M, Raaschou-Nielsen O. Air pollution and Autism in Denmark. Environ Epidemiol. 2018 Dec.;2(4):e028. DOI: 10.1097/EE9.0000000000000028. PMID: 31008439; PMCID: PMC6474375

Almeida ML, Neves SN. A popularização diagnóstica do autismo: uma falsa epidemia? Psicol. Cienc. Prof. 2020;40. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703003180896

Rabba AS, Dissanayake C, Barbaro J. Parents’ experiences of an early autism diagnosis: Insights into their needs. Res Autism Spectr Disord. 2019;66:101.415. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rasd.2019.101415

Legg H, Tickle A. UK parents’ experiences of their child receiving a diagnosis of autism spectrum disorder: A systematic review of the qualitative evidence. Autism. 2019;23(8):1.897-1.910. DOI: 10.1177/1362361319841488

Martinez M, Thomas KC, Williams CS, Christian R, Crais E, Pretzel R, Hooper SR. Family Experiences with the Diagnosis of Autism Spectrum Disorder: System Barriers and Facilitators of Efficient Diagnosis. J Autism Dev Disord. 2018;48(7):2.368-2.378. DOI: 10.1007/s10803-018-3493-1. PMID: 29453706

Reed P, Osborne LA. Diagnostic practice and its impacts on parental health and child behaviour problems in autism spectrum disorders. Arch Dis Child. 2012;97(10):927-931.

Vernhet C, Dellapiazza F, Blanc N, Cousson-Gélie F, Miot S, Roeyers H, Baghdadli A. Coping strategies of parents of children with autism spectrum disorder: a systematic review. Eur Child Adolesc Psychiatry. 2019;28(6):747-758. DOI: 10.1007/s00787-018-1183-3. Epub 2018 Jun 18. PMID: 29915911

Anthony N, Campbell E. Promoting Collaboration Among Special Educators, Social Workers, and Families Impacted by Autism Spectrum Disorders. Adv Neurodev Disord. 2020;4:319-324. DOI: https://doi.org/10.1007/s41252-020-00171-w

Goh JX, Aishworiya R, Ho RCM, Wang W, He HG. A qualitative study exploring experiences and support needs of parents of children with autism spectrum disorder in Singapore. J Clin Nurs. 2021;30(21-22):3.268-3.280. DOI: 10.1111/jocn.15836. Epub 2021 May 9. PMID: 33969552

Hsiao YJ, Higgins K, Pierce T, Whitby PJS, Tandy RD. Parental stress, family quality of life, and family-teacher partnerships: Families of children with autism spectrum disorder. Res Dev Disabil. 2017;70:152-162. DOI: 10.1016/j.ridd.2017.08.013. Epub 2017 Sep 21. PMID: 28942105

Yu Q, Li E, Li L, Liang W. Efficacy of Interventions Based on Applied Behavior Analysis for Autism Spectrum Disorder: A Meta-Analysis. Psychiatry Investig. 2020 May;17(5):432-443. DOI: 10.30773/pi.2019.0229. Epub 2020 May 8. PMID: 32375461; PMCID: PMC7265021

Baer DM, Wolf MM, Risley TR. Some current dimensions of applied behavior analysis. J Appl Behav Anal. 1968;1:91-97.

Cooper JO, Heron TE, Heward WL. Definition and Characteristics of Applied Behavior Analysis. In: Cooper JO, Heron TE, Heward WL, editors. Applied Behavior Analysis. 2nd Edition. Upper Saddle River, NJ: Pearson; 2007. p. 2-23.

Freitas, BMS, Gaudenzi, P. “Nós, mães de autistas”: entre o saber da experiência e memórias coletivas em vídeos no YouTube. Cien Saúde Colet [periódico na internet] (2021/maio).

Downloads

Publicado

2022-11-16

Como Citar

Gaiato, M. H. B., Zotesso, M. C., Ferreira, L. ., Silveira, R. da R., & Diodato, R. (2022). Transtorno do espectro autista: Diagnóstico e compreensão da temática pelos responsáveis. Revista Contexto &Amp; Saúde, 22(46), e13209. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.46.13209

Edição

Seção

Artigos