A formação para o cuidado farmacêutico na atenção primária à saúde na perspectiva dos farmacêuticos
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2023.47.13353Palavras-chave:
cuidado farmacêutico, educação farmacêutica, Assistência Farmacêutica, Atenção Primária à Saúde, Sistema Único de SaúdeResumo
Estudo de caso qualitativo, descritivo e interpretativo que objetivou abordar aspectos relacionados à formação para a prática do cuidado farmacêutico na Atenção Primária à Saúde em Belo Horizonte, Minas Gerais, na perspectiva dos farmacêuticos. Tomaram-se como referenciais teóricos o cuidado centrado na pessoa e o modelo de prática farmacêutica (cuidado farmacêutico). Nove farmacêuticos atuantes na Atenção Primária à Saúde foram entrevistados individualmente. Aplicou-se a análise de conteúdo de Bardin, resultando nas categorias temáticas: Da formação acadêmica tradicional ao desafio do cuidado ao paciente no Sistema Único de Saúde; Integração ensino-serviço-comunidade, estreitando laços; Necessidade de aperfeiçoamento contínuo dos profissionais. Pelos resultados constatou-se que o profissional identifica a necessidade em suprir as deficiências na formação para o cuidado buscando outras formas de aprendizado complementares à academia e aprendendo com a prática. Percebe-se a falta de integração ensino-serviço-comunidade durante a Graduação, que reflete após a inserção dos profissionais na Atenção Primária à Saúde, exaltando o perfil clínico dos farmacêuticos diante da necessidade de atender os pacientes. Constatou-se que para que o farmacêutico realize o acompanhamento farmacoterapêutico são necessárias formação continuada e oportunidades para exercer a prática de forma reflexiva.
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