A formação para o cuidado farmacêutico na atenção primária à saúde na perspectiva dos farmacêuticos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2023.47.13353

Palabras clave:

cuidado farmacêutico, educação farmacêutica, Assistência Farmacêutica, Atenção Primária à Saúde, Sistema Único de Saúde

Resumen

Estudo de caso qualitativo, descritivo e interpretativo que objetivou abordar aspectos relacionados à formação para a prática do cuidado farmacêutico na Atenção Primária à Saúde em Belo Horizonte, Minas Gerais, na perspectiva dos farmacêuticos. Tomaram-se como referenciais teóricos o cuidado centrado na pessoa e o modelo de prática farmacêutica (cuidado farmacêutico). Nove farmacêuticos atuantes na Atenção Primária à Saúde foram entrevistados individualmente. Aplicou-se a análise de conteúdo de Bardin, resultando nas categorias temáticas: Da formação acadêmica tradicional ao desafio do cuidado ao paciente no Sistema Único de Saúde; Integração ensino-serviço-comunidade, estreitando laços; Necessidade de aperfeiçoamento contínuo dos profissionais. Pelos resultados constatou-se que o profissional identifica a necessidade em suprir as deficiências na formação para o cuidado buscando outras formas de aprendizado complementares à academia e aprendendo com a prática. Percebe-se a falta de integração ensino-serviço-comunidade durante a Graduação, que reflete após a inserção dos profissionais na Atenção Primária à Saúde, exaltando o perfil clínico dos farmacêuticos diante da necessidade de atender os pacientes. Constatou-se que para que o farmacêutico realize o acompanhamento farmacoterapêutico são necessárias formação continuada e oportunidades para exercer a prática de forma reflexiva.

Citas

Ramalho-de-Oliveira D. Atenção farmacêutica: da filosofia ao gerenciamento da terapia medicamentosa. São Paulo: RCN Editora; 2011.

Cipolle RJ, Strand LM, Morley PC. Pharmaceutical Care as a Professional Practice for Patient-Centered Medication Management Services. In: MGH Medical, ed. Pharmaceutical Care Practice – The Patient-Centered Approach to Medicantion Management Services. 3. ed. Minnesota; 2012.

Chemello C, Souza F, Patricio ES, Farias MR. Pharmaceutical care as a strategy to improve the safety and effectiveness of patients’ pharmacotherapy at a pharmacy school: a practical proposal. Braz J Pharm Sci. 2014; [cited 2022 Jan 12];50(1). DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-82502011000100019

Toklu HZ, Hussain A. The changing face of pharmacy practice and the need for a new model of pharmacy education. J Young Pharm. 2013; [cited 15 mar. 2022];5(2):38-40. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3758081/

Nunes-da-Cunha I, Fernandez-Llimos F. Teaching Pharmaceutical Care at University Leves. In: Alves-da-Costa F, Foppe-Van-Mil JW, Risco AA. The Pharmacist Guide to implementing Pharmaceutcail Care; Springer, 2018. Chapter 39.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia. Diário Oficial da União. Brasília. 4 mar. 2002;Seção 1:9.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior (BR). Resolução CNE/CES 6/2017. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Farmácia. Diário Oficial da União, Brasília. 20 out. 2017;Seção1:30.

Conselho Federal de Farmácia. Formação farmacêutica no Brasil. Brasília: Conselho Federal de Farmácia; 2019.

Bosse TS, Oliveira L, Becker IRT. A formação do profissional farmacêutico e sua inserção na Atenção Básica. Revista do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica. Saúde da Família. 2013; [acesso em: 2021 dez. 22];1(1):53-63. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/prmultiprofissional/article/view/1148

Almeida RB, Mendes DHC, Dalpizzol PA. Ensino farmacêutico no Brasil na perspectiva de uma formação clínica. Rev de Cienc Farm Basica e Apl. 2014; [acesso em: 2020 15 Jan];35(3):347-54. Disponível em; http://serv-bib. fcfar.unesp.br/seer/index.php/Cien_Farm/article/view/2864/1595

Nakamura CA, Leite SN. Pharmaceutical Services in Family Health Support Team: The Brazilian Experience. Lat Am J Pharm. 2015; [cited 2021 dez. 28];34(3):598-601. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/281704905_Pharmaceutical_Services_in_Family_Health_Support_Team_the_Brazilian_Experience.

Foppa AA, Martins GA, Nascimento RF, Mesquita AR, Mendonça SA, Chemello C. Experiential education in the pharmacy undergraduate curricula in Brazil. Pharmacy Pract (Granada) [Internet]. 2020 Mar.; [cited 2022 Mar. 9];18(1):1.738. Disponível em: http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1885-642X2020000100010&lng=es. Epub 27-Abr-2020. DOI: https://dx.doi.org/10.18549/pharmpract.2020.1.1738

Bermudez JAZ, Esher A, Osorio-de-Castro CGS, Vasconcelos DMM, Chaves GC, Oliveira MA, et al. Assistência farmacêutica nos 30 anos do SUS na perspectiva da integralidade. Ciênc Saúde Colet. 2018; [acesso em: 2022 mar. 22];23(6):1.937-1.951. DOI: 10.1590/1413-81232018236.09022018

Destro DR, Vale SA, Brito MJM, Chemello C. Desafios para o cuidado farmacêutico na Atenção Primária à Saúde. Physis Rev Saúde Colet. 2021 [acesso em: 2021 dez. 18];31(3). DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312021310323

Yin RK. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman; 2015.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo, Rio de Janeiro: Hucitec, Abrasco; 2014.

Sands KE. Patient-centred care: confessions of a pragmatist. BMJ Quality & Safety. 2016; [cited 2022 Jan. 20];25:909-910. DOI: http://dx.doi.org/10.1136/bmjqs-2015-005035

Stewart M, Brown JB, Weston WN, McWhinney IE, McWilliam CL, Freeman TR. Medicina centrada na pessoa: transformando o método clínico. Tradução: Burmeister A, Rosa S M M. Revisão técnica: LOPES, J. M. C. 3. ed. Porto Alegre: Artmed; 2017. e-PUB. Editado como livro impresso em 2017. ISBN 978-85-8271-425-6

Hepler C, Strand LM. Opportunities and responsibilities in pharmaceutical care. Am J Hosp Pharm. 1990; [cited 2021 Dec. 18];47(3):533-543. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/2316538/

Barberato LC, Scherer MDA, Lacourt RMC. O farmacêutico na atenção primária no Brasil: uma inserção em construção. Cien Saude Colet. 2019 out.; [citado em 2022 jan. 18];24(10):3.717-3.726. Disponível em: http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/o-farmaceutico-na-atencao-primaria-no-brasil-uma-insercao-em-construcao/16679?id=16679

Conselho Federal de Farmácia. Serviços farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, à família e à comunidade: contextualização e arcabouço conceitual. Brasília: Conselho Federal de Farmácia; 2016.

Laville C, Dionne J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul; Belo Horizonte: Editora UFMG; 1999.

Fontanella BJB, Ricas J, Turato ER. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuição teórica. Cad Saúde Pública. 2008; [Acesso em: 2021 dez. 15];24(1):17-27. DOI: 10.1590/S0102-311X2008000100003

Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2016.

Araújo OS, Costa EA, Guerra AA, Acurcio FA, Guibu IA, Álvares J, et al. Atividades farmacêuticas de natureza clínica na atenção básica no Brasil. Rev Saúde Pública. 2017; Epub 22-set.-2017; [acesso em: 2021 dez. 15];51(Sup. 2) São Paulo. DOI: https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2017051007109

Sousa IF, Bastos PRH, Bogo D. Diretrizes curriculares nacionais: desafios na formação dos farmacêuticos para atuação no Sistema Único de Saúde. Rev Bras Pesq Saúde. 2013 [acesso em: 2022 jan. 22];15(1):129-134. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/5589

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. O ensino e as pesquisas da atenção farmacêutica no âmbito do SUS. Brasília: Ministério da Saúde; 2007.

Federação Farmacêutica Internacional. Transformar a formação e educação em farmácia e ciências farmacêuticas no contexto da força laboral farmacêutica. 2017; [acesso em: 2022 jan. 2022. Disponível em: www.fip.org/educationreports

Supapaan T, Low BY, Wongpoowarak P, Moolasarn S, Anderson C. A transition from the BPharm to the PharmD degree in five selected countries. Pharm Pract (Granada). 2019 Aug.; [cited 2021 Dec. 16];17(3):1.611. Disponível em: https://pharmacypractice.org/journal/index.php/pp/article/view/1611

Freitas EL, Ramalho-de-Oliveira D. Pensamento crítico no contexto da prática clínica: a necessidade de reinventar a educação farmacêutica. Rev Portuguesa Educação. 2015 jun.; [citado em 2022 jan. 18];28(2):231-250.

Mendonça SDAM. Ensino-aprendizagem em serviço na educação para atenção farmacêutica. Belo Horizonte. Tese [Doutorado em Medicamentos e Assistência Farmacêutica]. Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Farmácia; 2017. 218 p.

Mendonça SDAM, Meireles B, Freitas E, Ramalho-de-Oliveira D. Pharm Pract (Granada). Pharmacy practice experiential programs in the context of clinical education. Int. J Pharm Pharm Sci. 2017 Feb.; [cited 2021 Dez 16];9(2):35-41. DOI: 10.22159/ijpps.2017v9i2.16247

Silva DF, Meireles BL, Mendonça SDAMM, Ramalho-de-Oliveira D. A extensão universitária como caminho para a construção de serviço de gerenciamento da terapia medicamentosa na atenção primária à saúde. Rev Bras Farm Hosp Serv Saúde São Paulo. 2016 abr./jun.; [Acesso em 2022 jan. 16];7(2):15-21. Disponível em: http://www.v1.sbrafh.org.br/index/edicoes/vl/7/nr/2/id/886/lg/0

Bollela VR, Germani ACCG, Campos HH, Amaral E (EDS). Educação baseada na comunidade para as profissões da saúde: aprendendo com a experiência brasileira. Ribeirão Preto: Funpec; 2014.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Saúde da Família. Gestão do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde; 2019.

Vasconcelos DMM, Chaves GC, Azeredo TB, Silva RMD. Política Nacional de Medicamentos em retrospectiva: um balanço de (quase) 20 anos de implementação. Ciênc Saúde Colet. 2017; [acesso em 2021 out. 16];22(8):2.609-2.614. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017228.02432017

Silva DAM, Mendonça SDAMM, Ramalho-de-Oliveira D, Chemello C. A prática clínica do farmacêutico no núcleo de apoio à saúde a família. Trab Educ Saúde. 2018 ago.; [acesso em: 2021 out. 12];16(2):659-682, DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00108

Belo Horizonte. Secretaria Municipal de Saúde. Gerência de Assistência Farmacêutica (Geasf). Diretrizes para a Assistência Farmacêutica Integral em Belo Horizonte. Belo Horizonte: SMSA/Geasf; 2018. Disponível em: https://prefeitura.pbh.gov.br/saude/informacoes/atencao-a-saude/assistencia-farmaceutica

Belo Horizonte. Secretaria Municipal de Saúde. Guia de atuação do farmacêutico no cuidado à pessoa com tuberculose. Assistência Farmacêutica SMSA-BH. Coordenação do Adulto e Idoso SMSA-BH. Subsecretaria de Atenção à Saúde – SUAS. Diretoria de Assistência à Saúde – DIAS. 2018. Disponível em: https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/saude/guia-atuacao-farmaceutico-tuberculose.pdf

Belo Horizonte. Secretaria Municipal de Saúde. Guia de Atuação do Farmacêutico na Hanseníase. Elaboração Gerência de Assistência Farmacêutica. Coordenação do Adulto; Idoso. Revisão: Gerência de Atenção Primária à Saúde. 2019. Disponível em: https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/saude/guia-atuacao%20-farmaceutico-hanseniase.pdf

Silva CBG, Scherer MDA. A implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde na visão de atores que a constroem. Interface (Botucatu). 2020;24:e190840. DOI: https://doi.org/10.1590/Interface.190840

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. 1. ed. rev. Brasília: Ministério da Saúde; 2018.

Saade S, Ghazala F, Farhat A, Hallit S. Attitudes towards continuous professional development: a study of pharmacists in Lebanon. Pharm Pract (Granada). 2018 jan./mar.; [cited 2021 Oct. 16];16(1):1103. DOI: https://doi.org/10.18549/PharmPract.2018.01.1103

Publicado

2023-09-25

Cómo citar

Destro, D. R., Mendonça, S. de A. M., Brito, M. J. M., & Chemello, C. (2023). A formação para o cuidado farmacêutico na atenção primária à saúde na perspectiva dos farmacêuticos. Revista Contexto &Amp; Saúde, 23(47), e13353. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2023.47.13353

Número

Sección

Artigos