DOCENTES EM DIÁLOGO: A Extensão Universitária e o Trabalho Grupal Possibilitando a Tessitura da Interlocução Entre Diferentes Saberes – Relato de Experiência

Autores

  • Isabel Cristina Pacheco Van der Sand Unijuí
  • Iris Fátima Alves Campos Unijuí
  • Karina Rios Unijuí
  • Daniela Dreher Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2004.07.215-219

Resumo

Este artigo traz um relato de experiência de trabalho de extensão universitária, desenvolvido com gestantes e familiares, formatada como grupo operativo, que se constitui
interdisciplinarmente entre profissionais e estudantes de vários
cursos da área da saúde. A atividade organiza-se em dois momentos: no grupo de gestantes e seus familiares, seguindo as determinações do enquadre grupal, e no grupo de coordenação. A relação transferencial de trabalho entre os profissionais se constrói a partir de uma ética compartilhada, cujo elemento principal consiste em compreender que as problematizações advindas da gravidez estão associadas às mobilizações psíquicas que a gestação provoca. A partir desta unidade no olhar lançado pelos coordenadores, tanto as gestantes, seus familiares, como os acadêmicos, recebem continência, permitindo que o trabalho cumpra sua função
terapêutica.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Pacheco Van der Sand, Unijuí

Enfermeira. Mestre em Enfermagem Obstétrica, docente do Departamento de Ciências da Saúde da Unijuí.

Iris Fátima Alves Campos, Unijuí

Psicóloga. Mestre em Educação, professora colaboradora do Departamento de Filosofia e Psicologia da Unijuí.

Karina Rios, Unijuí

Nutricionista. Mestre em Alimentos e Nutrição, docente do Departamento de Ciências da Saúde da Unijuí.

Daniela Dreher, Unijuí

Fisioterapeuta. Mestre em Engenharia da Produção. Docente do Departamento de Ciências da Saúde da Unijuí.

Downloads

Publicado

2013-06-04

Como Citar

Van der Sand, I. C. P., Campos, I. F. A., Rios, K., & Dreher, D. (2013). DOCENTES EM DIÁLOGO: A Extensão Universitária e o Trabalho Grupal Possibilitando a Tessitura da Interlocução Entre Diferentes Saberes – Relato de Experiência. Revista Contexto &Amp; Saúde, 4(07), 215–219. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2004.07.215-219

Edição

Seção

Artigos