DOCENTES EM DIÁLOGO: A Extensão Universitária e o Trabalho Grupal Possibilitando a Tessitura da Interlocução Entre Diferentes Saberes – Relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2004.07.215-219Resumen
Este artigo traz um relato de experiência de trabalho de extensão universitária, desenvolvido com gestantes e familiares, formatada como grupo operativo, que se constituiinterdisciplinarmente entre profissionais e estudantes de vários
cursos da área da saúde. A atividade organiza-se em dois momentos: no grupo de gestantes e seus familiares, seguindo as determinações do enquadre grupal, e no grupo de coordenação. A relação transferencial de trabalho entre os profissionais se constrói a partir de uma ética compartilhada, cujo elemento principal consiste em compreender que as problematizações advindas da gravidez estão associadas às mobilizações psíquicas que a gestação provoca. A partir desta unidade no olhar lançado pelos coordenadores, tanto as gestantes, seus familiares, como os acadêmicos, recebem continência, permitindo que o trabalho cumpra sua função
terapêutica.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).