OCORRÊNCIAS IATROGÊNICAS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: um Estudo com Estudantes de Enfermagem

Autores

  • Jussara Scartão Fagundes Unijuí
  • Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2006.10.7-16

Resumo

Ocorrências iatrogênicas são eventos que traduzem o oposto
das intenções do enfermeiro, que é o cuidar. Este estudo quantitativo, descritivo e exploratório teve como objetivos conhecer sobre a ocorrência de iatrogenia na administração de medicamentos em atividades teórico-práticas de estudantes de enfermagem, identificar os tipos de iatrogenias ocorridas, os motivos que contribuem para a ocorrência e as atitudes adotadas. Participaram 116 estudantes, na maioria mulheres, com faixa etária predominante de 21 a 25 anos, sem experiência de trabalho na área. Os resultados permitiram concluir que mais da metade dos estudantes cometeu alguma iatrogenia durante as atividades teórico-práticas do curso,
predominantemente na área hospitalar. Os erros ocorreram
quando cursavam o terceiro, quarto ou sexto semestre, sendo que os mais freqüentes foram administrar medicação em horário errado, não lavar as mãos, não administrar medicação prescrita e preparar a medicação com técnica incorreta. Dentre os fatores que contribuem para a ocorrência de erros, indicam a ansiedade, o estresse, a desatenção, a prescrição médica ilegível, a falta de destreza manual e a pressa. As condutas adotadas foram: comunicar a professora, intensificar os cuidados ao paciente, solicitar ajuda de colega ou tomar outra providência.

Biografia do Autor

Jussara Scartão Fagundes, Unijuí

Acadêmica do 5o semestre do Curso de Enfermagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS.

Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini, Unijuí

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora do Departamento de Ciências da Saúde da Unijuí.

Downloads

Publicado

2013-06-06

Como Citar

Fagundes, J. S., & Girardon-Perlini, N. M. O. (2013). OCORRÊNCIAS IATROGÊNICAS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: um Estudo com Estudantes de Enfermagem. Revista Contexto &Amp; Saúde, 6(10), 7–16. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2006.10.7-16

Edição

Seção

Artigos