OCORRÊNCIAS IATROGÊNICAS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: um Estudo com Estudantes de Enfermagem

Autores/as

  • Jussara Scartão Fagundes Unijuí
  • Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2006.10.7-16

Resumen

Ocorrências iatrogênicas são eventos que traduzem o oposto
das intenções do enfermeiro, que é o cuidar. Este estudo quantitativo, descritivo e exploratório teve como objetivos conhecer sobre a ocorrência de iatrogenia na administração de medicamentos em atividades teórico-práticas de estudantes de enfermagem, identificar os tipos de iatrogenias ocorridas, os motivos que contribuem para a ocorrência e as atitudes adotadas. Participaram 116 estudantes, na maioria mulheres, com faixa etária predominante de 21 a 25 anos, sem experiência de trabalho na área. Os resultados permitiram concluir que mais da metade dos estudantes cometeu alguma iatrogenia durante as atividades teórico-práticas do curso,
predominantemente na área hospitalar. Os erros ocorreram
quando cursavam o terceiro, quarto ou sexto semestre, sendo que os mais freqüentes foram administrar medicação em horário errado, não lavar as mãos, não administrar medicação prescrita e preparar a medicação com técnica incorreta. Dentre os fatores que contribuem para a ocorrência de erros, indicam a ansiedade, o estresse, a desatenção, a prescrição médica ilegível, a falta de destreza manual e a pressa. As condutas adotadas foram: comunicar a professora, intensificar os cuidados ao paciente, solicitar ajuda de colega ou tomar outra providência.

Biografía del autor/a

Jussara Scartão Fagundes, Unijuí

Acadêmica do 5o semestre do Curso de Enfermagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS.

Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini, Unijuí

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora do Departamento de Ciências da Saúde da Unijuí.

Publicado

2013-06-06

Cómo citar

Fagundes, J. S., & Girardon-Perlini, N. M. O. (2013). OCORRÊNCIAS IATROGÊNICAS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: um Estudo com Estudantes de Enfermagem. Revista Contexto &Amp; Saúde, 6(10), 7–16. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2006.10.7-16

Número

Sección

Artigos