CARACTERIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES SOCIOCULTURAIS, ECONÔMICAS E DE SAÚDE DO IDOSO EM MUNICÍPIO DE CULTURA PREDOMINANTEMENTE GERMÂNICA NO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2006.11.15-22Resumo
Introdução: A investigação do perfil sociocultural, econômicoe de saúde do idoso, em âmbito municipal, é de importância
indiscutível no subsídio de políticas públicas que busquem longevidade com qualidade. Objetivo: O estudo analisou a multidimensionalidade da vida do idoso de Picada Café, município de cultura predominantemente germânica, identificando as condições socioculturais, econômicas e de saúde e sua associação com a qualidade de vida. Metodologia: Foi avaliada, mediante entrevista estruturada, a totalidade dos idosos residentes no município, com sessenta anos ou mais completos até 30/06/2005, sendo constituída por 601 sujeitos. Resultados: O idoso estudado apresenta como características predominantes, a semelhança do contingente de homens e mulheres, idade entre 60-69 anos, casado, procedência rural e baixa escolaridade. Mora em casa própria, servida de energia elétrica e iluminação pública, com coleta de lixo no domicílio.
Apresenta baixa renda, proveniente de aposentadoria e pensão. De família numerosa e religião católica, considera a saúde e a família como maiores valores para sua vida. Boas condições de saneamento básico e infra-estrutura, baixa densidade ocupacional das residências, convívio familiar, percepção subjetiva positiva da saúde e autonomia nas atividades de vida diária são indicativos de sua qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.