CARACTERIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES SOCIOCULTURAIS, ECONÔMICAS E DE SAÚDE DO IDOSO EM MUNICÍPIO DE CULTURA PREDOMINANTEMENTE GERMÂNICA NO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2006.11.15-22Resumen
Introdução: A investigação do perfil sociocultural, econômicoe de saúde do idoso, em âmbito municipal, é de importância
indiscutível no subsídio de políticas públicas que busquem longevidade com qualidade. Objetivo: O estudo analisou a multidimensionalidade da vida do idoso de Picada Café, município de cultura predominantemente germânica, identificando as condições socioculturais, econômicas e de saúde e sua associação com a qualidade de vida. Metodologia: Foi avaliada, mediante entrevista estruturada, a totalidade dos idosos residentes no município, com sessenta anos ou mais completos até 30/06/2005, sendo constituída por 601 sujeitos. Resultados: O idoso estudado apresenta como características predominantes, a semelhança do contingente de homens e mulheres, idade entre 60-69 anos, casado, procedência rural e baixa escolaridade. Mora em casa própria, servida de energia elétrica e iluminação pública, com coleta de lixo no domicílio.
Apresenta baixa renda, proveniente de aposentadoria e pensão. De família numerosa e religião católica, considera a saúde e a família como maiores valores para sua vida. Boas condições de saneamento básico e infra-estrutura, baixa densidade ocupacional das residências, convívio familiar, percepção subjetiva positiva da saúde e autonomia nas atividades de vida diária são indicativos de sua qualidade de vida.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).