A INFLUÊNCIA DO ESTRESSE OXIDATIVO NO PROCESSO DE ENVELHECMENTO CELULAR

Autores

  • Vanessa Krüger Engers
  • Camile Saul Behling
  • Matias Nunes Frizzo CNEC/IESA

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.93-102

Resumo

Em todo e qualquer organismo aeróbio ocorre a produção de
radicais livres durante seus processos biológicos. Contudo, quando estas espécies reativas são produzidas de forma descontrolada, excedem a capacidade de defesa do organismo e interagem com estruturas celulares, causando alterações de composição e função, caracterizando assim, o estresse oxidativo. Nos últimos anos, diversas pesquisas foram realizadas na tentativa de esclarecer o papel dos radicais livres em processos complexos como o envelhecimento, o qual apesar de ser universal, ainda é considerado um enigma. Desta forma, o presente artigo tem por objetivo compreender, a partir de uma pesquisa bibliográfica, a ação do estresse oxidativo no processo de envelhecimento do organismo. Dentre tantos estudos que buscam explicar o envelhecimento, a teoria dos radicais livres demonstra evidências significativas, que sugerem a senescência como o resultado do acúmulo de reações oxidativas, as quais causam prejuízos a proteínas, lipídios e DNA. Com o tempo, os danos causados por estas reações, acumulam-se nas células e tecidos, provocando muitas das mudanças que caracterizam o envelhecimento. Porém, o estresse oxidativo, apesar de ser comprovadamente parte inexorável da senescência, não é capaz de esclarecê-la em sua totalidade, sendo necessária a compreensão da natureza multifatorial deste processo.

Biografia do Autor

Vanessa Krüger Engers

Bacharel em Biomedicina– CNEC/IESA, ano 2010.

Camile Saul Behling

Bacharel em Biomedicina– CNEC/IESA, ano 2010.

Matias Nunes Frizzo, CNEC/IESA

Doutorando em Biologia Celular e Molecular (PUCRS) e Professor do Curso de Biomedicina do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo – CNEC/IESA.

Downloads

Publicado

2013-06-18

Como Citar

Engers, V. K., Behling, C. S., & Frizzo, M. N. (2013). A INFLUÊNCIA DO ESTRESSE OXIDATIVO NO PROCESSO DE ENVELHECMENTO CELULAR. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 93–102. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.93-102

Edição

Seção

Artigos