A INFLUÊNCIA DO ESTRESSE OXIDATIVO NO PROCESSO DE ENVELHECMENTO CELULAR
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.93-102Abstract
Em todo e qualquer organismo aeróbio ocorre a produção deradicais livres durante seus processos biológicos. Contudo, quando estas espécies reativas são produzidas de forma descontrolada, excedem a capacidade de defesa do organismo e interagem com estruturas celulares, causando alterações de composição e função, caracterizando assim, o estresse oxidativo. Nos últimos anos, diversas pesquisas foram realizadas na tentativa de esclarecer o papel dos radicais livres em processos complexos como o envelhecimento, o qual apesar de ser universal, ainda é considerado um enigma. Desta forma, o presente artigo tem por objetivo compreender, a partir de uma pesquisa bibliográfica, a ação do estresse oxidativo no processo de envelhecimento do organismo. Dentre tantos estudos que buscam explicar o envelhecimento, a teoria dos radicais livres demonstra evidências significativas, que sugerem a senescência como o resultado do acúmulo de reações oxidativas, as quais causam prejuízos a proteínas, lipídios e DNA. Com o tempo, os danos causados por estas reações, acumulam-se nas células e tecidos, provocando muitas das mudanças que caracterizam o envelhecimento. Porém, o estresse oxidativo, apesar de ser comprovadamente parte inexorável da senescência, não é capaz de esclarecê-la em sua totalidade, sendo necessária a compreensão da natureza multifatorial deste processo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).