ANÁLISE DO EQUILÍBRIO DINÂMICO AOS 4 ANOS DE IDADE DE CRIANÇAS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.21.33-33Palavras-chave:
crianças, desenvolvimento neuropsicomotor, fisioterapiaResumo
Objetivo: Avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) de crianças que frequentam escolas de educação infantil em relação à habilidade do equilíbrio dinâmico aos 4 anos de idade. Metodologia: Este estudo é do tipo transversal retrospectivo e descritivo. Realizado a partir da análise do banco de dados do projeto de extensão institucional “Acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor de prematuros e crianças atermo” da UNIJUI. Foram avaliados 73 escolares, quanto ao equilíbrio dinâmico aos 4 anos de idade distribuídas entre quatro escolas municipais de educação infantil do município de Ijuí/RS no ano de 2011, de acordo com Escala de Desenvolvimento Motor - EDM, segundo Coelho, M. Foram analisados os testes andar nas pontas dos pés 5m e subir e descer escadas sem apoio alterando os pés. Resultado: Dos 73 escolares, 41 (56,2%) são do gênero masculino e 32 (43,8%) do feminino. Na análise geral de ambos os testes aplicados às quatro escolas, observou-se que 69 (94,5%) dos escolares conseguiram executar estes testes. O grau de dificuldade entre o teste andar nas pontas dos pés 5m foi igual entre as crianças independente das escolas. O teste subir e descer escadas sem apoio e alternando os pés apresentou grau de dificuldade maior em apenas uma das escolas (62,5%) dos escolares realizaram o teste e nas demais foi similar. Este resultado pode ter tido influência da estrutura física das escolas na execução do teste. Conclusão: Os escolares de 4 anos de idade apresentaram um bom desenvolvimento neuropsicomotor na habilidade de equilíbrio dinâmico.
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