ANÁLISE DO EQUILÍBRIO DINÂMICO AOS 4 ANOS DE IDADE DE CRIANÇAS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.21.33-33Palabras clave:
crianças, desenvolvimento neuropsicomotor, fisioterapiaResumen
Objetivo: Avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) de crianças que frequentam escolas de educação infantil em relação à habilidade do equilíbrio dinâmico aos 4 anos de idade. Metodologia: Este estudo é do tipo transversal retrospectivo e descritivo. Realizado a partir da análise do banco de dados do projeto de extensão institucional “Acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor de prematuros e crianças atermo” da UNIJUI. Foram avaliados 73 escolares, quanto ao equilíbrio dinâmico aos 4 anos de idade distribuídas entre quatro escolas municipais de educação infantil do município de Ijuí/RS no ano de 2011, de acordo com Escala de Desenvolvimento Motor - EDM, segundo Coelho, M. Foram analisados os testes andar nas pontas dos pés 5m e subir e descer escadas sem apoio alterando os pés. Resultado: Dos 73 escolares, 41 (56,2%) são do gênero masculino e 32 (43,8%) do feminino. Na análise geral de ambos os testes aplicados às quatro escolas, observou-se que 69 (94,5%) dos escolares conseguiram executar estes testes. O grau de dificuldade entre o teste andar nas pontas dos pés 5m foi igual entre as crianças independente das escolas. O teste subir e descer escadas sem apoio e alternando os pés apresentou grau de dificuldade maior em apenas uma das escolas (62,5%) dos escolares realizaram o teste e nas demais foi similar. Este resultado pode ter tido influência da estrutura física das escolas na execução do teste. Conclusão: Os escolares de 4 anos de idade apresentaram um bom desenvolvimento neuropsicomotor na habilidade de equilíbrio dinâmico.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).