ANÁLISE DO EQUILÍBRIO DINÂMICO AOS 4 ANOS DE IDADE DE CRIANÇAS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Fernanda B C Delacoste
  • Tuani Raquel Maçalai
  • Elenita Costa Beber Bonamigo
  • Eliane Roseli Winkelmann

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.21.33-33

Palabras clave:

crianças, desenvolvimento neuropsicomotor, fisioterapia

Resumen

Objetivo: Avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) de crianças que frequentam escolas de educação infantil em relação à habilidade do equilíbrio dinâmico aos 4 anos de idade. Metodologia: Este estudo é do tipo transversal retrospectivo e descritivo. Realizado a partir da análise do banco de dados do projeto de extensão institucional “Acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor de prematuros e crianças atermo” da UNIJUI. Foram avaliados 73 escolares, quanto ao equilíbrio dinâmico aos 4 anos de idade distribuídas entre quatro escolas municipais de educação infantil do município de Ijuí/RS no ano de 2011, de acordo com Escala de Desenvolvimento Motor - EDM, segundo Coelho, M. Foram analisados os testes andar nas pontas dos pés 5m e subir e descer escadas sem apoio alterando os pés. Resultado: Dos 73 escolares, 41 (56,2%) são do gênero masculino e 32 (43,8%) do feminino. Na análise geral de ambos os testes aplicados às quatro escolas, observou-se que 69 (94,5%) dos escolares conseguiram executar estes testes. O grau de dificuldade entre o teste andar nas pontas dos pés 5m foi igual entre as crianças independente das escolas. O teste subir e descer escadas sem apoio e alternando os pés apresentou grau de dificuldade maior em apenas uma das escolas (62,5%) dos escolares realizaram o teste e nas demais foi similar. Este resultado pode ter tido influência da estrutura física das escolas na execução do teste. Conclusão: Os escolares de 4 anos de idade apresentaram um bom desenvolvimento neuropsicomotor na habilidade de equilíbrio dinâmico.

Biografía del autor/a

Fernanda B C Delacoste

Tuani Raquel Maçalai

Elenita Costa Beber Bonamigo

Eliane Roseli Winkelmann

Publicado

2013-06-07

Cómo citar

Delacoste, F. B. C., Maçalai, T. R., Bonamigo, E. C. B., & Winkelmann, E. R. (2013). ANÁLISE DO EQUILÍBRIO DINÂMICO AOS 4 ANOS DE IDADE DE CRIANÇAS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(21), 33–33. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.21.33-33

Número

Sección

Resumo expandido