IST NA ADOLESCÊNCIA: PERCEPÇÃO DE GESTANTES A LUZ DO CÍRCULO DE CULTURA DE PAULO FREIRE

Autores

  • Raissa Mont' Alverne Barreto Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Rayann Branco dos Santos Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Ana Caroline Lira Bezerra Universidade Estadual Vale Do Acaraú - UVA.
  • Maria Adelane Monteiro da Silva Universidade Estadual Vale Do Acaraú - UVA.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.30.116-125

Palavras-chave:

Gestação, Adolescente, DST, Educação em saúde.

Resumo

OBJETIVO: conhecer a percepção de gestantes adolescentes acerca das IST por meio do desenvolvimento de uma abordagem grupal, a partir do referencial do círculo de Cultura de Paulo Freire. MÉTODOS: Trata-se de um estudo com caráter qualitativo do tipo pesquisa-cuidado, no qual se utilizou uma abordagem grupal fundamentada no Círculo de Cultura de Paulo Freire para o desenvolvimento dos encontros realizados com sete gestantes adolescentes assistidas pelo Centro de Saúde da Família (CSF) do bairro Padre Palhano, na cidade de Sobral, Ceará, durante os meses de fevereiro a julho de 2014. RESULTADOS: Constatou-se nesse estudo que as mulheres demonstraram ausência ou conhecimento insuficiente em relação às IST e sobre as consequências das doenças para ela e o bebê. As participantes declararam ainda não receber informações adequadas e suficientes relacionadas às IST nas escolas e unidades de saúde. Verificou-se que as gestantes contribuíram de forma significativa no seguimento do grupo revelando-se interessadas com base no compartilhamento de experiências ou momentos vivenciados por meio de terceiros. CONCLUSÃO: há a necessidade de articulação de ações educativas resolutivas pelos profissionais de saúde e professores das escolas, possibilitando a diminuição da carência de informação sobre IST, de forma que os adolescentes possuam um olhar diferenciado por meio do cuidado com abordagem técnica segura e humanizada e da utilização de metodologias participativas, visto que, por meio dessa pesquisa, houve a possibilidade de transformação de gestantes adolescentes fortalecidas por suas conquistas de aprendizado e na aquisição de conhecimentos.

Biografia do Autor

Raissa Mont' Alverne Barreto, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Estadual Vale Do Acaraú - UVA. Bolsista Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

Rayann Branco dos Santos, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Estadual Vale Do Acaraú - UVA.

Ana Caroline Lira Bezerra, Universidade Estadual Vale Do Acaraú - UVA.

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Estadual Vale Do Acaraú - UVA.

Maria Adelane Monteiro da Silva, Universidade Estadual Vale Do Acaraú - UVA.

Pós-doutora. Enfermeira. Docente da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA).

Downloads

Publicado

2016-08-10

Como Citar

Barreto, R. M. A., dos Santos, R. B., Bezerra, A. C. L., & da Silva, M. A. M. (2016). IST NA ADOLESCÊNCIA: PERCEPÇÃO DE GESTANTES A LUZ DO CÍRCULO DE CULTURA DE PAULO FREIRE. Revista Contexto & Saúde, 16(30), 116–125. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.30.116-125

Edição

Seção

Educação & Saúde