IST NA ADOLESCÊNCIA: PERCEPÇÃO DE GESTANTES A LUZ DO CÍRCULO DE CULTURA DE PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.30.116-125Palabras clave:
Gestação, Adolescente, DST, Educação em saúde.Resumen
OBJETIVO: conhecer a percepção de gestantes adolescentes acerca das IST por meio do desenvolvimento de uma abordagem grupal, a partir do referencial do círculo de Cultura de Paulo Freire. MÉTODOS: Trata-se de um estudo com caráter qualitativo do tipo pesquisa-cuidado, no qual se utilizou uma abordagem grupal fundamentada no Círculo de Cultura de Paulo Freire para o desenvolvimento dos encontros realizados com sete gestantes adolescentes assistidas pelo Centro de Saúde da Família (CSF) do bairro Padre Palhano, na cidade de Sobral, Ceará, durante os meses de fevereiro a julho de 2014. RESULTADOS: Constatou-se nesse estudo que as mulheres demonstraram ausência ou conhecimento insuficiente em relação às IST e sobre as consequências das doenças para ela e o bebê. As participantes declararam ainda não receber informações adequadas e suficientes relacionadas às IST nas escolas e unidades de saúde. Verificou-se que as gestantes contribuíram de forma significativa no seguimento do grupo revelando-se interessadas com base no compartilhamento de experiências ou momentos vivenciados por meio de terceiros. CONCLUSÃO: há a necessidade de articulação de ações educativas resolutivas pelos profissionais de saúde e professores das escolas, possibilitando a diminuição da carência de informação sobre IST, de forma que os adolescentes possuam um olhar diferenciado por meio do cuidado com abordagem técnica segura e humanizada e da utilização de metodologias participativas, visto que, por meio dessa pesquisa, houve a possibilidade de transformação de gestantes adolescentes fortalecidas por suas conquistas de aprendizado e na aquisição de conhecimentos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).