AVALIAÇÃO NUTRICIONAL EM CRIANÇAS DE UMA CRECHE EM MINAS GERAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Manoel Messias Pacheco de Freitas Enfermeiro graduado na Nova Faculdade.
  • Glaucia Tatiane Pontes Pascoal Enfermeira graduada na Nova Faculdade.
  • Juliana Oliveira Santos Enfermeira graduada na Nova Faculdade.
  • Lilian Ismenia de Jesus Enfermeira graduada na Nova Faculdade.
  • Suely Medeiros dos Santos Enfermeira graduada na Nova Faculdade.
  • Valeria Aparecida da Silva Enfermeira graduada na Nova Faculdade.
  • Larissa Cristina Silva Bastos Acadêmica de enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Fernanda Penido Matozinhos Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais e docente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.34.36-42

Palavras-chave:

Avaliação nutricional, Antropometria, Saúde da criança, Enfermagem.

Resumo

Os problemas nutricionais são, indubitavelmente, um dos mais importantes problemas de saúde pública mundialmente, estão diretamente ligados às condições socioeconômicas e culturais menos favorecidas e têm como sua maior vítima, a criança. Neste contexto, cabe ressaltar que uma das maneiras de prevenir, diagnosticar e tratar os casos de morbidades infantis se caracteriza por ações que visem à melhora e controle de possíveis distúrbios alimentares. Uma dessas ações refere-se à avaliação nutricional. Assim, o objetivo deste estudo foi relatar a experiência de uma avaliação do estado nutricional, por meio de avaliação antropométrica, de crianças de 1 a 5 anos matriculadas em uma creche escolar localizada um município da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, além das ações educativas propostas para as crianças e educadores frente ao cenário encontrado. A amostra do estudo foi de 62 crianças e as variáveis de estudo foram o sexo, a idade, o peso (kg), a estatura/altura (cm) e o Índice de Massa Corporal (IMC) (Kg/m2). Inicialmente, foram realizadas ações de educação em saúde e, posteriormente, realizou-se a aferição de peso e estatura/altura das crianças. Os valores de IMC na criança foram introduzidos no gráfico de IMC infantil. Os dados obtidos foram processados e analisados com auxílio do programa Statistical Software (Stata). Na amostra do estudo, observou-se que a tendência de distúrbio nutricional baixo peso ainda é mais agravante que o excesso de peso. Este estudo demonstrou que, alguns avanços são verificados, mas o baixo peso e excesso de peso são problemas relevantes no campo da atenção infantil. A atenção à saúde da criança é uma prioridade dentro dos cuidados à saúde das populações e a inserção no ambiente infantil nos fez refletir sobre a necessidade de melhor atenção em relação aos futuros adultos do nosso País.

Downloads

Publicado

2018-06-28

Como Citar

de Freitas, M. M. P., Pascoal, G. T. P., Santos, J. O., de Jesus, L. I., dos Santos, S. M., da Silva, V. A., Bastos, L. C. S., & Matozinhos, F. P. (2018). AVALIAÇÃO NUTRICIONAL EM CRIANÇAS DE UMA CRECHE EM MINAS GERAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Contexto & Saúde, 18(34), 36–42. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.34.36-42

Edição

Seção

Nutrição & Saúde