AVALIAÇÃO NUTRICIONAL EM CRIANÇAS DE UMA CRECHE EM MINAS GERAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.34.36-42Palabras clave:
Avaliação nutricional, Antropometria, Saúde da criança, Enfermagem.Resumen
Os problemas nutricionais são, indubitavelmente, um dos mais importantes problemas de saúde pública mundialmente, estão diretamente ligados às condições socioeconômicas e culturais menos favorecidas e têm como sua maior vítima, a criança. Neste contexto, cabe ressaltar que uma das maneiras de prevenir, diagnosticar e tratar os casos de morbidades infantis se caracteriza por ações que visem à melhora e controle de possíveis distúrbios alimentares. Uma dessas ações refere-se à avaliação nutricional. Assim, o objetivo deste estudo foi relatar a experiência de uma avaliação do estado nutricional, por meio de avaliação antropométrica, de crianças de 1 a 5 anos matriculadas em uma creche escolar localizada um município da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, além das ações educativas propostas para as crianças e educadores frente ao cenário encontrado. A amostra do estudo foi de 62 crianças e as variáveis de estudo foram o sexo, a idade, o peso (kg), a estatura/altura (cm) e o Índice de Massa Corporal (IMC) (Kg/m2). Inicialmente, foram realizadas ações de educação em saúde e, posteriormente, realizou-se a aferição de peso e estatura/altura das crianças. Os valores de IMC na criança foram introduzidos no gráfico de IMC infantil. Os dados obtidos foram processados e analisados com auxílio do programa Statistical Software (Stata). Na amostra do estudo, observou-se que a tendência de distúrbio nutricional baixo peso ainda é mais agravante que o excesso de peso. Este estudo demonstrou que, alguns avanços são verificados, mas o baixo peso e excesso de peso são problemas relevantes no campo da atenção infantil. A atenção à saúde da criança é uma prioridade dentro dos cuidados à saúde das populações e a inserção no ambiente infantil nos fez refletir sobre a necessidade de melhor atenção em relação aos futuros adultos do nosso País.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).