AVALIAÇÃO NUTRICIONAL EM CRIANÇAS DE UMA CRECHE EM MINAS GERAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

  • Manoel Messias Pacheco de Freitas Enfermeiro graduado na Nova Faculdade.
  • Glaucia Tatiane Pontes Pascoal Enfermeira graduada na Nova Faculdade.
  • Juliana Oliveira Santos Enfermeira graduada na Nova Faculdade.
  • Lilian Ismenia de Jesus Enfermeira graduada na Nova Faculdade.
  • Suely Medeiros dos Santos Enfermeira graduada na Nova Faculdade.
  • Valeria Aparecida da Silva Enfermeira graduada na Nova Faculdade.
  • Larissa Cristina Silva Bastos Acadêmica de enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Fernanda Penido Matozinhos Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais e docente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.34.36-42

Keywords:

Avaliação nutricional, Antropometria, Saúde da criança, Enfermagem.

Abstract

Os problemas nutricionais são, indubitavelmente, um dos mais importantes problemas de saúde pública mundialmente, estão diretamente ligados às condições socioeconômicas e culturais menos favorecidas e têm como sua maior vítima, a criança. Neste contexto, cabe ressaltar que uma das maneiras de prevenir, diagnosticar e tratar os casos de morbidades infantis se caracteriza por ações que visem à melhora e controle de possíveis distúrbios alimentares. Uma dessas ações refere-se à avaliação nutricional. Assim, o objetivo deste estudo foi relatar a experiência de uma avaliação do estado nutricional, por meio de avaliação antropométrica, de crianças de 1 a 5 anos matriculadas em uma creche escolar localizada um município da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, além das ações educativas propostas para as crianças e educadores frente ao cenário encontrado. A amostra do estudo foi de 62 crianças e as variáveis de estudo foram o sexo, a idade, o peso (kg), a estatura/altura (cm) e o Índice de Massa Corporal (IMC) (Kg/m2). Inicialmente, foram realizadas ações de educação em saúde e, posteriormente, realizou-se a aferição de peso e estatura/altura das crianças. Os valores de IMC na criança foram introduzidos no gráfico de IMC infantil. Os dados obtidos foram processados e analisados com auxílio do programa Statistical Software (Stata). Na amostra do estudo, observou-se que a tendência de distúrbio nutricional baixo peso ainda é mais agravante que o excesso de peso. Este estudo demonstrou que, alguns avanços são verificados, mas o baixo peso e excesso de peso são problemas relevantes no campo da atenção infantil. A atenção à saúde da criança é uma prioridade dentro dos cuidados à saúde das populações e a inserção no ambiente infantil nos fez refletir sobre a necessidade de melhor atenção em relação aos futuros adultos do nosso País.

Published

2018-06-28

How to Cite

de Freitas, M. M. P., Pascoal, G. T. P., Santos, J. O., de Jesus, L. I., dos Santos, S. M., da Silva, V. A., Bastos, L. C. S., & Matozinhos, F. P. (2018). AVALIAÇÃO NUTRICIONAL EM CRIANÇAS DE UMA CRECHE EM MINAS GERAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Contexto &Amp; Saúde, 18(34), 36–42. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.34.36-42

Issue

Section

Nutrição & Saúde