VIVÊNCIAS E REFLEXÕES ACERCA DE UMA PROPOSTA DE ACONSELHAMENTO NUTRICIONAL COM GESTANTES PARA A PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL.

Autores

  • Carliane Vanessa Souza Vasconcelos Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA
  • Sabrina Delany Frota de Sousa Nutricionista pelas Faculdades INTA, Sobral-CE; Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS, Fortaleza-CE; Mestranda em Biotecnologia pela UNINTA, Sobral-CE

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.34.43-52

Palavras-chave:

Obesidade Infantil, Aconselhamento Nutricional, Gestante.

Resumo

RESUMO
A temática de obesidade tem sido bastante discutida atualmente. É definida como uma Doença Crônica Não Transmissível e se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, comprometendo a saúde. Acredita-se que a educação em saúde seja uma estratégia preventiva, visto que a educação é o processo pelo qual os clientes são efetivamente auxiliados a selecionar e implementar comportamentos desejáveis de nutrição e estilo de vida. E a atuação do profissional nutricionista no acompanhamento das gestantes durante o pré-natal é uma necessidade. O Objetivo desse estudo é analisar os efeitos da prática educativa em saúde centrado no cliente em gestantes para prevenção da obesidade infantil desde a concepção. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa a partir de uma observação incorporada. A amostra incluiu gestantes acompanhadas pelo Centro de Saúde da Família, com idades entre 13 à 33 anos. As reuniões iniciais com o grupo nos proporcionaram levantar uma série de observações no que se refere à convivência e aceitação da gestante em enfrentar a obesidade infantil como uma doença, que inicialmente tinham conhecimentos básicos sobre alimentação no período gestacional e alimentação do bebê. Em relação ao Aconselhamento Nutricional, a maioria das gestantes não tinha participado de um grupo em que recebiam orientação. A pesquisa se mostrou útil para melhoria do grau de conhecimento das participantes sobre o enfrentamento da obesidade como uma doença e a adoção de uma alimentação adequada com enfoque no período gestacional e alimentação de crianças menores de dois anos.
Palavras- chave: Obesidade Infantil, Aconselhamento Nutricional, Gestante.
ABSTRACT
The subject area obeseness has been widely discussed nowadays. It is defined as a Non Contagious Chronic Disease and it is characterized by the excessive congestion of the fat content of the body, damaging the health. It is believed that health education is a preventive strategy, since education is the process by which clients are effectively assisted in selecting and implementing desirable behaviors of nutrition and lifestyle. And the performance of the nutritionist in the follow-up of pregnant women during prenatal care is a necessity. The objective of this study is to analyze the effects of educational practice on client-centered health in pregnant women to prevent childhood obesity from conception. It is a descriptive study of a qualitative approach based on an incorporated observation. The sample included pregnant women accompanied by the Family Health Center, aged 13 to 33 years. The initial meetings with the group provided us with a series of observations regarding the coexistence and acceptance of the pregnant woman in facing childhood obesity as a disease, who initially had basic knowledge about gestational feeding and baby feeding. Regarding Nutrition Counseling, most of the pregnant women had not participated in a group in which they received orientation. The research was useful to improve the participants' level of knowledge about coping with obesity as a disease and the adoption of adequate food with focus on the gestational period and feeding of children under two years.
Keywords: child obeseness; Nutritional Counseling; pregnant

Biografia do Autor

Carliane Vanessa Souza Vasconcelos, Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA

Tenho experiência na área de Instrutoria na Empresa SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Nutricionista formada pelas Faculdades INTA- Sobral. Trabalho com instrutoria e Consultoria. Atualmente trabalho no SENAR com treinamentos de aperfeiçoamento profissional para o homem e a mulher do campo. A PS ? Promoção Social é um processo educativo, não-formal, participativo e sistematizado, que visa ao desenvolvimento das aptidões pessoais e sociais do trabalhador rural e sua família, numa perspectiva de melhor qualidade de vida, consciência crítica e participação na vida da comunidade. As áreas de atuação são Alimentação e Nutrição e Saúde ( Pães artesanais, educação alimentar, doces, compotas e geleias, polpa de frutas, aproveitamento da macaxeira na alimentação humana, Boas práticas de Fabricação, Segurança Alimentar e Nutricional, dentre outros). Atualmente estou como residente em Saúde da Família desde 2016, pela Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia em Sobral -CE.

Downloads

Publicado

2018-06-28

Como Citar

Vasconcelos, C. V. S., & de Sousa, S. D. F. (2018). VIVÊNCIAS E REFLEXÕES ACERCA DE UMA PROPOSTA DE ACONSELHAMENTO NUTRICIONAL COM GESTANTES PARA A PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL. Revista Contexto & Saúde, 18(34), 43–52. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.34.43-52

Edição

Seção

Nutrição & Saúde