VIVÊNCIAS E REFLEXÕES ACERCA DE UMA PROPOSTA DE ACONSELHAMENTO NUTRICIONAL COM GESTANTES PARA A PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL.
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.34.43-52Keywords:
Obesidade Infantil, Aconselhamento Nutricional, Gestante.Abstract
RESUMO
A temática de obesidade tem sido bastante discutida atualmente. É definida como uma Doença Crônica Não Transmissível e se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, comprometendo a saúde. Acredita-se que a educação em saúde seja uma estratégia preventiva, visto que a educação é o processo pelo qual os clientes são efetivamente auxiliados a selecionar e implementar comportamentos desejáveis de nutrição e estilo de vida. E a atuação do profissional nutricionista no acompanhamento das gestantes durante o pré-natal é uma necessidade. O Objetivo desse estudo é analisar os efeitos da prática educativa em saúde centrado no cliente em gestantes para prevenção da obesidade infantil desde a concepção. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa a partir de uma observação incorporada. A amostra incluiu gestantes acompanhadas pelo Centro de Saúde da Família, com idades entre 13 à 33 anos. As reuniões iniciais com o grupo nos proporcionaram levantar uma série de observações no que se refere à convivência e aceitação da gestante em enfrentar a obesidade infantil como uma doença, que inicialmente tinham conhecimentos básicos sobre alimentação no período gestacional e alimentação do bebê. Em relação ao Aconselhamento Nutricional, a maioria das gestantes não tinha participado de um grupo em que recebiam orientação. A pesquisa se mostrou útil para melhoria do grau de conhecimento das participantes sobre o enfrentamento da obesidade como uma doença e a adoção de uma alimentação adequada com enfoque no período gestacional e alimentação de crianças menores de dois anos.
Palavras- chave: Obesidade Infantil, Aconselhamento Nutricional, Gestante.
ABSTRACT
The subject area obeseness has been widely discussed nowadays. It is defined as a Non Contagious Chronic Disease and it is characterized by the excessive congestion of the fat content of the body, damaging the health. It is believed that health education is a preventive strategy, since education is the process by which clients are effectively assisted in selecting and implementing desirable behaviors of nutrition and lifestyle. And the performance of the nutritionist in the follow-up of pregnant women during prenatal care is a necessity. The objective of this study is to analyze the effects of educational practice on client-centered health in pregnant women to prevent childhood obesity from conception. It is a descriptive study of a qualitative approach based on an incorporated observation. The sample included pregnant women accompanied by the Family Health Center, aged 13 to 33 years. The initial meetings with the group provided us with a series of observations regarding the coexistence and acceptance of the pregnant woman in facing childhood obesity as a disease, who initially had basic knowledge about gestational feeding and baby feeding. Regarding Nutrition Counseling, most of the pregnant women had not participated in a group in which they received orientation. The research was useful to improve the participants' level of knowledge about coping with obesity as a disease and the adoption of adequate food with focus on the gestational period and feeding of children under two years.
Keywords: child obeseness; Nutritional Counseling; pregnant
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).