ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ESCOLHA DE EXCIPIENTES DE CÁPSULAS PREPARADAS MAGISTRALMENTE
ELABORATION AND VALIDATION OF TEACHING MATERIAL FOR CHOOSING FILLERS FROM CAPSULES MASTERFULLY PREPARED
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.11467Palabras clave:
Excipientes. Cápsulas duras. Incompatibilidade. Classificação biofarmacêutica. Material educativo.Resumen
RESUMO
Os excipientes são componentes fundamentais de uma preparação farmacêutica, estabilizando o princípio ativo, favorecendo sua solubilidade durante o processo de preparação e sua absorção após administração. Entretanto, a escolha dessas substâncias deve ser um processo criterioso, pois podem interferir na biodisponibilidade dos fármacos e causar efeitos colaterais. O objetivo deste estudo foi elaborar e validar um material educativo para auxiliar os farmacêuticos na escolha dos excipientes adequados para a preparação de cápsulas magistrais. Inicialmente foi elaborado um questionário com assertivas para definição dos temas que poderiam compor o material educativo sobre excipientes. Este questionário foi encaminhado para um grupo de juízes, constituídos por farmacêuticos com experiência na área de farmacotécnica. Pautado nas avaliações foi elaborado o material educativo sobre excipientes, que foi novamente enviado aos juízes para validação. As avaliações dos juízes apoiaram a confecção de um material educativo sobre excipientes para preparação de cápsulas seguindo os critérios do Sistema de Classificação Biofarmacêutica. O material foi validado, alcançando o índice de 70% de concordância proposto neste estudo, e as sugestões consideradas pertinentes foram incorporadas ao material educativo. Com o auxílio de um painel de especialistas da área de farmacotécnica foi produzido um material educativo validado, contendo importantes informações para a escolha de excipientes de cápsulas preparadas magistralmente. O material educativo produzido pode representar um recurso importante para ser utilizado em atividades de formação continuada de profissionais que trabalham em farmácias de manipulação.
Palavras-chave: Excipientes. Cápsulas duras. Incompatibilidade. Classificação biofarmacêutica. Material educativo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.