ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ESCOLHA DE EXCIPIENTES DE CÁPSULAS PREPARADAS MAGISTRALMENTE
ELABORATION AND VALIDATION OF TEACHING MATERIAL FOR CHOOSING FILLERS FROM CAPSULES MASTERFULLY PREPARED
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.43.11467Palabras clave:
Excipientes. Cápsulas duras. Incompatibilidade. Classificação biofarmacêutica. Material educativo.Resumen
RESUMO
Os excipientes são componentes fundamentais de uma preparação farmacêutica, estabilizando o princípio ativo, favorecendo sua solubilidade durante o processo de preparação e sua absorção após administração. Entretanto, a escolha dessas substâncias deve ser um processo criterioso, pois podem interferir na biodisponibilidade dos fármacos e causar efeitos colaterais. O objetivo deste estudo foi elaborar e validar um material educativo para auxiliar os farmacêuticos na escolha dos excipientes adequados para a preparação de cápsulas magistrais. Inicialmente foi elaborado um questionário com assertivas para definição dos temas que poderiam compor o material educativo sobre excipientes. Este questionário foi encaminhado para um grupo de juízes, constituídos por farmacêuticos com experiência na área de farmacotécnica. Pautado nas avaliações foi elaborado o material educativo sobre excipientes, que foi novamente enviado aos juízes para validação. As avaliações dos juízes apoiaram a confecção de um material educativo sobre excipientes para preparação de cápsulas seguindo os critérios do Sistema de Classificação Biofarmacêutica. O material foi validado, alcançando o índice de 70% de concordância proposto neste estudo, e as sugestões consideradas pertinentes foram incorporadas ao material educativo. Com o auxílio de um painel de especialistas da área de farmacotécnica foi produzido um material educativo validado, contendo importantes informações para a escolha de excipientes de cápsulas preparadas magistralmente. O material educativo produzido pode representar um recurso importante para ser utilizado em atividades de formação continuada de profissionais que trabalham em farmácias de manipulação.
Palavras-chave: Excipientes. Cápsulas duras. Incompatibilidade. Classificação biofarmacêutica. Material educativo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).