The influence of self-efficacy on breastfeeding outcomes: An integrative review study

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.45.11677

Keywords:

aleitamento materno, autoeficácia, saúde da mulher, saúde da criança, base de dados

Abstract

Objective: To identify in the literature the influence of self-efficacy in breastfeeding on breastfeeding outcomes and to know the protective factors to self-efficacy in breastfeeding. Method: Integrative review study, searching the Virtual Health Library, using the keywords breastfeeding, self-efficacy and women's health. Results: The review comprises 17 articles, published between 2014 and 2018, in Portuguese and Spanish. Self-efficacy in breastfeeding is essential in the intention, protection and maintenance of breastfeeding, especially exclusive breastfeeding. Among the protective factors for self-efficacy, the previous experience of women stood out, learning through observation, verbal persuasion, constructs of the Social Cognitive Theory, and educational strategies that anchor the planning and execution of actions to promote breastfeeding. Conclusions: Health education, with recognition of self-efficacy in breastfeeding and use of the “Breastfeeding Self-Efficacy-Scale”, contributes to the promotion, protection, support and maintenance of breastfeeding.

Author Biographies

Isabel Cristina Pacheco van der Sand, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, especialista em enfermagem obstétrica e obstetrícia social pela Escola de Enfermagem da Escola Paulista de Medicina; mestre em Enfermagem Obstétrica pela Escola de Enfermagem da USP; doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (DINTER Novas Fronteiras), com experiência em saúde da mulher, atividades grupais em saúde; aleitamento  materno. Docente aposentada da Universidade Federal de Santa Maria - RS.

Andressa da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Enfermagem. 
Especialista em Saúde do Adolescente, Esp. Saúde Coletiva, Esp. UTI Pediátrica/Neonatal e Programação Neurolinguística‎.
Professora do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões. 
Atua nas disciplinas de Saúde da Criança e do Adolescente, Práticas e Técnicas. 
Possui experiência no campo da enfermagem com ênfase nas crianças e adolescentes com necessidades especiais em saúde (CRIANES), educação em saúde e PNL para estudantes.
Autora do Canal Viver Enfermagem disponível nas mídias sociais de forma gratuita para divulgar as áreas de atuação e trabalho em saúde.
Experiência em Estudos Qualitativos, com ênfase em Método Criativo Sensível e Análise de Discurso na Corrente Francesa.
Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva 2019/2020 (NEPESC/UFSM).
Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em saúde do neonato, criança, adolescente e família (CRIANDO/UFSM) desde 2008.
Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa Criança, Adolescente e Família (NEPCAF) desde 2018.

Fernanda Beheregaray Cabral, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (1999). Especialista em enfermagem Obstétrica (UFSM, 2003) e Formação Pedagógica em Educação Profissional (FIOCRUZ, 2004). Mestre em Enfermagem (UFRGS, 2007). Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora Adjunto o Curso de Enfermagem da UFSM - campus Palmeira das Missões. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica, Saúde da Mulher e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, vulnerabilidade, políticas públicas, movimento sociais de mulheres, saúde da mulher, saúde de mulheres trabalhadoras rurais e educação e promoção da saúde.

Carolina de Oliveira das Chagas, Hospital de Caridade de Palmeira das Missões

Enfermeira, egressa da Universidade Federal de Santa Maria, atuando como enfermeira assistente no Hospital de Caridade de Palmeira das Missões/RS.

 

Published

2022-05-17

How to Cite

Pacheco van der Sand, I. C., Silveira, A. da, Cabral, F. B., & das Chagas, C. de O. (2022). The influence of self-efficacy on breastfeeding outcomes: An integrative review study. Context and Health Journal, 22(45), e11677. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.45.11677

Issue

Section

Artigos