A influência da autoeficácia sobre os desfechos do aleitamento materno: Estudo de revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.45.11677

Palavras-chave:

aleitamento materno, autoeficácia, saúde da mulher, saúde da criança, base de dados

Resumo

Objetivo: Identificar na literatura a influência da autoeficácia em amamentar nos desfechos do aleitamento materno e conhecer os fatores protetores à autoeficácia em amamentar. Método: Estudo de revisão integrativa, com busca na Biblioteca Virtual em Saúde, por meio dos descritores aleitamento materno, autoeficácia e saúde da mulher. Resultados: Compõem a revisão 17 artigos, publicados entre 2014 e 2018, em português e espanhol. A autoeficácia em amamentar é fundamental na intenção, proteção e manutenção do aleitamento materno, em especial o exclusivo. DeEntre os fatores de proteção à autoeficácia destacaram-se a experiência prévia da mulher, o aprendizado por meio da observação, a persuasão verbal, construtos da Teoria Social Cognitiva, e estratégias educacionais que ancorem o planejamento e execução de ações de promoção ao aleitamento materno. Conclusões: Educação em saúde, com reconhecimento da autoeficácia em amamentar e uso da “Breastfeeding Self-Efficacy-Scale”, contribui na promoção, proteção, apoio e manutenção do aleitamento materno.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Pacheco van der Sand, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, especialista em enfermagem obstétrica e obstetrícia social pela Escola de Enfermagem da Escola Paulista de Medicina; mestre em Enfermagem Obstétrica pela Escola de Enfermagem da USP; doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (DINTER Novas Fronteiras), com experiência em saúde da mulher, atividades grupais em saúde; aleitamento  materno. Docente aposentada da Universidade Federal de Santa Maria - RS.

Andressa da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Enfermagem. 
Especialista em Saúde do Adolescente, Esp. Saúde Coletiva, Esp. UTI Pediátrica/Neonatal e Programação Neurolinguística‎.
Professora do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões. 
Atua nas disciplinas de Saúde da Criança e do Adolescente, Práticas e Técnicas. 
Possui experiência no campo da enfermagem com ênfase nas crianças e adolescentes com necessidades especiais em saúde (CRIANES), educação em saúde e PNL para estudantes.
Autora do Canal Viver Enfermagem disponível nas mídias sociais de forma gratuita para divulgar as áreas de atuação e trabalho em saúde.
Experiência em Estudos Qualitativos, com ênfase em Método Criativo Sensível e Análise de Discurso na Corrente Francesa.
Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva 2019/2020 (NEPESC/UFSM).
Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em saúde do neonato, criança, adolescente e família (CRIANDO/UFSM) desde 2008.
Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa Criança, Adolescente e Família (NEPCAF) desde 2018.

Fernanda Beheregaray Cabral, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (1999). Especialista em enfermagem Obstétrica (UFSM, 2003) e Formação Pedagógica em Educação Profissional (FIOCRUZ, 2004). Mestre em Enfermagem (UFRGS, 2007). Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora Adjunto o Curso de Enfermagem da UFSM - campus Palmeira das Missões. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica, Saúde da Mulher e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, vulnerabilidade, políticas públicas, movimento sociais de mulheres, saúde da mulher, saúde de mulheres trabalhadoras rurais e educação e promoção da saúde.

Carolina de Oliveira das Chagas, Hospital de Caridade de Palmeira das Missões

Enfermeira, egressa da Universidade Federal de Santa Maria, atuando como enfermeira assistente no Hospital de Caridade de Palmeira das Missões/RS.

 

Downloads

Publicado

2022-05-17

Como Citar

Pacheco van der Sand, I. C., Silveira, A. da, Cabral, F. B., & das Chagas, C. de O. (2022). A influência da autoeficácia sobre os desfechos do aleitamento materno: Estudo de revisão integrativa. Revista Contexto &Amp; Saúde, 22(45), e11677. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2022.45.11677

Edição

Seção

Artigos