Educational food and nutritional intervention: perceptions of people who frequent popular restaurants in Belo Horizonte/MG - Brazil
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2023.47.14306Keywords:
Educação em Saúde, Educação Alimentar e Nutricional, Restaurantes, Pesquisa QualitativaAbstract
Objetivou-se identificar o efeito de uma intervenção educativa alimentar e nutricional com o emprego de uma telenovela junto a frequentadores dos restaurantes populares de Belo Horizonte/MG. Trata-se de uma intervenção com 4 oficinas envolvendo 14 frequentadores de dois restaurantes populares de Belo Horizonte/MG. A coleta de dados se deu por meio de gravação das oficinas. Os diálogos transcritos foram analisados pela técnica da Análise de Conteúdo temático-categorial, proposta por Bardin. Após a transcrição das falas, seguiu-se a leitura individualizada de cada depoimento, em que emergiram as seguintes categorias: 1) Telenovela: cenas, personagens e ambiente; (2) Alimentação Adequada e Saudável: dúvidas e conhecimentos trazidos; (3) Dificuldades, reflexões e intenções de mudanças na alimentação; e (4) Telenovela como estratégia educativa: aprendizado e possibilidades de ampliação. Concluiu-se que a intervenção educativa, mediada pela telenovela, marcou e afetou os participantes pela intensidade das sensações e emoções produzidas. Além disso, auxiliou na compreensão da realidade objetiva, incidiu sobre a dimensão subjetiva e traduziu-se em uma estratégia potente para superar as dificuldades inerentes às práticas educativas tradicionais, superficiais e fragmentadas, ainda presentes na atualidade.
References
Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; 2012. p. 14.
Padrão SM, Aguiar OB. Restaurante popular: a política social em questão. Physis. 2018;28(3):e280319.
Godoy K. Insegurança alimentar domiciliar e estado nutricional nos restaurantes populares do brasil: paradoxo ou convergência? Brasília. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília; 2012.
Bento IC. Perfil sociodemográfico, nutricional e psicossocial dos usuários dos restaurantes e refeitório populares de Belo Horizonte – MG: fundamento para a elaboração de uma Intervenção Educativa Alimentar e Nutricional. Belo Horizonte. Dissertação (Mestrado) –Universidade Federal de Minas Gerais; 2012.
Deleuze G. Proust e os signos. 2. ed. Piquet AC, Machado R, tradutores. Rio de Janeiro: Forense Universitária; 2010.
Dewey J. A Arte como experiência. Ribeiro V, tradutora. São Paulo: Martins Fontes; 2010.
Campbell DT, Stanley JC. Experimental and quasi-experimental designs for research on teaching. In: Gage, NL, ed. Handbook of research on teaching. Chicago. Rand McNally; 1963.
Bento IC, Filgueira JH, Abreu MNS, Pereira SCL, Gazzinelli MF . Fatores associados às fases de comportamento alimentar de usuários dos restaurantes populares em Belo Horizonte/MG – Brasil. Revista Portuguesa de Saúde Pública. 2016;34:283-291.
Gomes MFS, Pereira SCL, Abreu MNS. Fatores associados à autopercepção de saúde dos idosos usuários dos restaurantes populares de Belo Horizonte. Ciênc. Saúde Coletiva; 2018; 23(11):4.007-4.019.
Afonso, ML, Abade FL, Akerman D, Marra C, Coelho S, Medrado KS, Paulino JR, Deolinda S, Pimenta C. Oficinas em dinâmica de grupo na área da saúde. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Artesã; 2019.
Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de dezembro de 2016. [Acesso em: 7 ago 2020]. Disponível em: conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf
Filgueiras JH. Telenovela como estratégia de educação alimentar e nutricional para frequentadores de restaurantes populares de Belo Horizonte-MG. Belo Horizonte. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais; 2016.
Freitas ALS. Sulear as práticas: uma direção a partir do parentesco intelectual entre Paulo Reglus Neves Freire e Boaventura de Sousa Santos. Educação Unisinos. 2019;23(2):287-300.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. 2. ed. 1. reimpr. Brasília: Ministério da Saúde; 2014.
Bardin, L. Análise de conteúdo. 3ª reimp. da 1ª edição. Reto LA, Pinheiro A, tradutores. São Paulo: Edições 70; 2016.
Solymos GMMB. Educação Alimentar e Nutricional – Fundamentos para a Realização de Intervenções em Nutrição e Saúde. In: Diez-Garcia RW; Cervato-Mancuso AM; Vannucchi, H, organizadores. Mudanças alimentares e educação nutricional. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2017.
Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora: Paz & Terra; Edição 60, 2019.
Oliveira-Costa MS de, Costa DRT da, Mendonça AVM, Renaud L. De que alimentação estamos falando? Discursos de jornalistas e análise de conteúdo de notícias populares. Interface, Botucatu. 2019;23:1-17.
Boog MCF. Educação alimentar e nutricional – para além de uma disciplina. In: Diez-Garcia R, Cervato-Mancuso AM, Vannucchi H. organizadores. Mudanças alimentares e educação nutricional. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2017.
Diez-Garcia RW. Mudanças alimentares e a educação alimentar e nutricional. In: Diez-Garcia R, Cervato-Mancuso AM, Vannucchi H. organizadores. Mudanças alimentares e educação nutricional. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2017.
Bento IC, Sobrinho FM, Abreu MNS, Gazzinelli MF, Pereira SCL. Soup kitchen users' social representations of healthy eating associated with their household food security status. Rev. Nutr. 2016;29(2):229-240.
Kelly S, Martin S, Kuhn I, Cowan A., Brayne C, Lafortune, L. et al. Barriers and facilitators to the uptake and maintenance of healthy behaviours by people at mid-life: a rapid systematic review. PLoS One. 2016;11:e0145074.
Munt AE Partridge SR, Allman-Farinelli M. The barriers and enablers of healthy eating among young adults: a missing piece of the obesity puzzle: a scoping review. Obes Rev. 2017;18(1):1-17.
Flint E, Cummins S, Matthews S. Do perceptions of the neighbourhood food environment predict fruit and vegetable intake in low-income neighbourhoods? Health & Place. 2014;24:11-15.
Barros GAB, Munari SR, Abramowicz A. Educação, cultura e subjetividade: Deleuze e a Diferença. Revista Eletrônica de Educação. 2017;11(1):108-124.
Piaget J. Biologia e conhecimento. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes; 2000.
Sordi RO. Proust-Deleuze: do aprendizado da vida ao aprendizado da arte. Arquivos Brasileiros de Psicologia. 2009;61(3):2-10.
Villela LBRA. A televisão como campo de memória e representação social. Fronteiras: Revista Catarinense de História. 2019;33:6-25.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Contexto & Saúde

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
By publishing in Revista Contexto & Saúde, authors agree to the following terms:
The works are licensed under the Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) license, which allows:
Share — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adapt — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, including commercial.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, with a link to the license and indication of any changes made.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that restrict the use permitted by the license.
Notes:
The license does not apply to elements in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all rights necessary for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been published or simultaneously submitted to another journal with the same objective will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes, without any promotional association by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from September 2025): Authors retain copyright over their article and grant Revista Contexto & Saúde the right of first publication.