A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PERSPECTIVA DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.71-76Abstract
A educação em saúde é um importante processo na atuaçãodos serviços de saúde, é um avanço no sentido de conservar e
ampliar a dimensão ética que todo trabalhador da saúde deve
adotar na sua prática. Sendo assim, este estudo tem como objetivo tecer reflexões acerca da relevância da educação em saúde sob a ótica dos trabalhadores de enfermagem, dada a importância de sua participação no processo de cuidar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que se utiliza dessa metodologia para apontar os caminhos que permitam discutir a educação em saúde. Para a realização deste, buscou-se embasamento científico em livros, e artigos de periódicos nacionais na biblioteca eletrônica – SCIELO, no período de 2000-2011. O sucesso da educação em saúde está na atenção que se deve ter sobre esse tema determinando que o indivíduo esteja no processo central para a prática educativa ocorrendo assim plena reabilitação e recuperação do enfermo. Portanto, o profissional deve estar envolvido no principal objetivo que é a reabilitação do paciente, por meio desse processo. Existe muito a ser alcançado no que se refere à educação em saúde, espera-se que este estudo colabore para isso.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).