EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PRÉ-OPERATÓRIO: Uma Vivência de Acadêmicas de Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.919-924Abstract
A educação em saúde no período pré-operatório é indispensável para a tranquilidade e conhecimento do usuárioa respeito do procedimento ao qual será submetido. Nesse sentido, é essencial que o enfermeiro se faça presente como um facilitador desse processo, valorizando a autonomia e os saberes do indivíduo. Nesta linha, este estudo objetiva relatar a vivência de alunas do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal junto à Clínica Cirúrgica de um Hospital Escola da Região Sul do Brasil, dando ênfase a reuniões pré-operatórias nas quais as acadêmicas estabeleciam um diálogo com esses sujeitos partindo de seus questionamentos e anseios. Esta prática permitiu momentos de reflexão para as estudantes, uma vez estimulou a ação baseada na reflexão, sempre problematizando as questões que eram propostas pelos próprios sujeitos. Concluiu-se que práticas como estas são essenciais para a formação acadêmica, uma vez oportunizam experiências capazes de otimizar a assistência de enfermagem no período pré-operatório, melhorando a qualidade da assistência de enfermagem.
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