EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PRÉ-OPERATÓRIO: Uma Vivência de Acadêmicas de Enfermagem

Autores/as

  • Caliandra Marta Dissen UFSM
  • Natiellen Quatrin Freitas UFSM
  • Thais Picolin Sangoi UFSM
  • Carmem Lúcia Colomé Beck UFSM
  • Francine Cassol Prestes UFSM
  • Janice de Moraes Blois UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.919-924

Resumen

A educação em saúde no período pré-operatório é indispensável para a tranquilidade e conhecimento do usuário
a respeito do procedimento ao qual será submetido. Nesse sentido, é essencial que o enfermeiro se faça presente como um facilitador desse processo, valorizando a autonomia e os saberes do indivíduo. Nesta linha, este estudo objetiva relatar a vivência de alunas do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal junto à Clínica Cirúrgica de um Hospital Escola da Região Sul do Brasil, dando ênfase a reuniões pré-operatórias nas quais as acadêmicas estabeleciam um diálogo com esses sujeitos partindo de seus questionamentos e anseios. Esta prática permitiu momentos de reflexão para as estudantes, uma vez estimulou a ação baseada na reflexão, sempre problematizando as questões que eram propostas pelos próprios sujeitos. Concluiu-se que práticas como estas são essenciais para a formação acadêmica, uma vez oportunizam experiências capazes de otimizar a assistência de enfermagem no período pré-operatório, melhorando a qualidade da assistência de enfermagem.

Biografía del autor/a

Caliandra Marta Dissen, UFSM

Acadêmica do Quinto Semestre de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM – RS. Membro do Grupo de Pesquisa “Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem” da UFSM. Bolsista FAPERGS.

Natiellen Quatrin Freitas, UFSM

Acadêmica do Quinto Semestre de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM – RS. Membro do Grupo de Pesquisa “Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem” da UFSM.

Thais Picolin Sangoi, UFSM

Acadêmica do Quinto Semestre de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM – RS. Membro do Grupo de Pesquisa “Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem” da UFSM.

Carmem Lúcia Colomé Beck, UFSM

Doutora em Enfermagem, Docente Adjunto do Departamento de Enfermagem da UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa “Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem” da UFSM.

Francine Cassol Prestes, UFSM

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM – RS. Membro do Grupo de Pesquisa “Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem” da UFSM.

Janice de Moraes Blois, UFSC

Doutora em Enfermagem. Docente adjunto do Departamento de Enfermagem da UFSM. Membro do grupo de pesquisa EDEN da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Supervisora do estágio em Clínica Cirúrgica em um Hospital Universitário.

Publicado

2013-07-11

Cómo citar

Dissen, C. M., Freitas, N. Q., Sangoi, T. P., Beck, C. L. C., Prestes, F. C., & Blois, J. de M. (2013). EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PRÉ-OPERATÓRIO: Uma Vivência de Acadêmicas de Enfermagem. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 919–924. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.919-924

Número

Sección

Resumo expandido