PRÁTICAS INOVADORAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FISIOLOGIA HUMANA

Authors

  • Niége Alves Unipampa
  • Jefferson Menezes Unipampa
  • Wellinghton Barros Unipampa
  • Sidnei Borges Unipampa
  • Pâmela Billig Mello-Carpes Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1227-1232

Abstract

Este trabalho tem por objetivo relatar as práticas desenvolvidas em um projeto de ensino com o intuito de facilitara construção do conhecimento de fisiologia humana através de boas práticas de ensino e aprendizagem nos cursos degraduação em Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia da UNIPAMPA do campus Uruguaiana. A metodologia incluiu:desenvolvimento de atividades à distância paralelamente às aulas presenciais; proposição de experimentos práticossimples, que possam ser realizados em ambiente domiciliar; realização de plantões para sanar dúvidas; utilização desites de fisiologia humana; a formação de grupos de estudos em Fisiologia Humana; realização um ciclo de palestrasem Fisiologia aplicada à prática profissional; e, realização de fóruns de discussão online sobre curiosidades daFisiologia. Verificou-se a facilitação do processo de ensino-aprendizagem deste componente curricular, fazendo comque os alunos participantes visualizassem a fisiologia humana como uma disciplina importante ao perceberem que éfundamental na formação profissional em saúde.

Author Biographies

Niége Alves, Unipampa

Acadêmico do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bolsista do projeto “Inovação no processode ensino-aprendizagem de Fisiologia Humana” (edital 01/2010 UNIPAMPA). Membro do GPFis.

Jefferson Menezes, Unipampa

Acadêmico do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bolsista do projeto “Inovação no processode ensino-aprendizagem de Fisiologia Humana” (edital 01/2010 UNIPAMPA). Membro do GPFis.

Wellinghton Barros, Unipampa

Acadêmico do Curso de Fisioterapia da UNIPAMPA. Membro do GPFis.

Sidnei Borges, Unipampa

Acadêmico do Curso de Farmácia da UNIPAMPA. Membro do GPFis.

Pâmela Billig Mello-Carpes, Unipampa

Professora adjunta da UNIPAMPA, campus Uruguaiana, doutora de Ciências Biológicas: Fisiologia (UFRGS). Líder do GPFis.

Published

2013-07-23

How to Cite

Alves, N., Menezes, J., Barros, W., Borges, S., & Mello-Carpes, P. B. (2013). PRÁTICAS INOVADORAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FISIOLOGIA HUMANA. Context and Health Journal, 11(20), 1227–1232. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1227-1232

Issue

Section

Resumo expandido