PRÁTICAS INOVADORAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FISIOLOGIA HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1227-1232Resumo
Este trabalho tem por objetivo relatar as práticas desenvolvidas em um projeto de ensino com o intuito de facilitara construção do conhecimento de fisiologia humana através de boas práticas de ensino e aprendizagem nos cursos degraduação em Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia da UNIPAMPA do campus Uruguaiana. A metodologia incluiu:desenvolvimento de atividades à distância paralelamente às aulas presenciais; proposição de experimentos práticossimples, que possam ser realizados em ambiente domiciliar; realização de plantões para sanar dúvidas; utilização desites de fisiologia humana; a formação de grupos de estudos em Fisiologia Humana; realização um ciclo de palestrasem Fisiologia aplicada à prática profissional; e, realização de fóruns de discussão online sobre curiosidades daFisiologia. Verificou-se a facilitação do processo de ensino-aprendizagem deste componente curricular, fazendo comque os alunos participantes visualizassem a fisiologia humana como uma disciplina importante ao perceberem que éfundamental na formação profissional em saúde.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).