LEVANTAMENTO DO USO DE MEDICAMENTOS DOS INDIVÍDUOS COM DIABETES TIPO 2 CADASTRADOS EM ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.21.44-44Keywords:
Diabetes Mellitus não insulino-dependente, fatores de risco, glicemiaAbstract
Objetivos: realizar um levantamento acerca dos medicamentos em uso de indivíduos com diabetes tipo 2 cadastrados em estratégia de saúde da família (ESF) do município de Ijuí segundo gênero e faixas etárias. Metodologia: Estudo transversal e descritivo aprovado pelo CEP UNIJUI nº91/2010. A amostra foi composta por 178 diabéticos do meio urbano. Foi realizada entrevista, onde realizou-se um levantamento acerca dos medicamentos em uso pontuando-se a classificação dos mesmos. Resultados: na amostra total, os medicamentos com maior prevalência de uso foram os hipoglicemiantes (n=149), anti-hipertensivos (n=117) e diuréticos (n=95). Com relação aos gêneros, as mulheres fazem evidentemente mais uso de medicamentos de todas as classificações. Tanto homens quanto mulheres fazem maior uso de hipoglicemiantes (n=56 e n=93 respectivamente) e anti-hipertensivos (n=37 e n=80 respectivamente). Observou-se que quanto mais idoso o indivíduo, maior é uso de medicamento relativo a todas as classes, com excessão da faixa etária >60 anos, sendo que a faixa etária com maior prevalência de uso de medicamentos foi a de 51 a 60 anos. Conclusão: A grande maioria dos indivíduos avaliados estão em tratamento medicamentoso para controle da glicemia. Nota-se que as mulheres em geral fazem uso de um número maior de medicamentos em comparação aos homens, no entanto observa-se que juntamente com os hipoglicemiantes, grande parte da amostra faz uso de outros medicamentos, o que indica a presença de outras co-morbidades associadas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).