INFLUÊNCIA DO FLUXO ARTERIAL PERIFÉRICO NA CAPACIDADE FUNCIONAL EM INDIVÍDUOS HIPERTENSOS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.30.92-99Abstract
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) se caracteriza pela disfunção endotelial e o Índice Tornozelo-Braquial (ITB) é um método utilizado para avaliar o fluxo sanguíneo periférico. O presente estudo objetiva avaliar a influência do fluxo arterial periférico em membros inferiores sobre a capacidade funcional na HAS. A metodologia consistiu em um estudo transversal que avaliou 16 portadores de HAS (6 homens, idade 60,4 ± 8,7 anos). Foi obtido o ITB antes e após o Teste do Degrau de 4 minutos (TD4M) pela medida da pressão arterial sistólica braquial e em tornozelos, sendo os indivíduos classificados em Grupo ITB Normal (GITBN) e Grupo Doença Arterial Periférica (GDAP). O GDAP apresentou ITB pré-TD4M significativamente menor que o GITBN (p<0,001). Houve redução significativa do ITB pré para o pós-TD4M apenas no GDAP (p= 0,029). Foi observada correlação moderada entre o número de degraus obtidos no TD4M e o ITB pré-TD4M na amostra total (r=0,700, p=0,003), tendo ainda o ITB pré influenciado no desempenho do TD4M (R2ajustado=0,221. Considerando ITB menor que 0,9 indicativo de doença oclusiva. Deve-se destacar, a importância do momento da aferição do ITB, pois após o exercício há uma redução da pressão do tornozelo. A limitação da capacidade funcional em pacientes com DAP, está atribuída a diminuição do fluxo sanguíneo induzido por obstrução. O TD4M demonstrou ser um teste válido para avaliar indivíduos com ITB indicativo de DAP, visto que houve associação entre número de degraus e o ITB avaliado antes do teste do degrau.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).