AUTOMEDICAÇÃO: UMA SÍNTESE DAS PUBLICAÇÕES NACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.30.47-54Keywords:
Automedicação. Medicamentos. Farmacoepidemiologia.Abstract
A automedicação é uma prática comum e difundida em todos os países, podendo retardar o diagnóstico e a cura das doenças bem como, contribuir para reações adversas e consequências graves. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de sintetizar as publicações brasileiras que discorressem sobre a temática. Foram analisados 22 artigos das bases de dados LILACS e SCIELO levando em consideração as seguintes categorias: o que é automedicação, fatores e consequências desta prática e medicamentos mais utilizados. Objetiva-se atualizar os profissionais da saúde e a população em geral em relação aos danos, às vezes irreversíveis que a automedicação irracional pode causar, de forma a evitar e reduzir o alto índice de intoxicação. Chama atenção para o principal motivo da automedicação o alívio da dor por meio de analgésicos. Além disso, a praticidade de adquirir os medicamentos na indústria farmacêutica e a falta de orientação facilita esse consumo. Dessa maneira, acredita-se que o processo da automedicação deve ser embasado numa reflexão crítica, levando em consideração principalmente o risco dessa prática à saúde.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).