IMUNIZAÇÃO CONTRA O VÍRUS DA HEPATITE B EM ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.30.77-84Keywords:
Vírus HBV, Vacinação, Anti-HBs, Soro conversãoAbstract
O vírus da hepatite B (HBV) apresenta alta infecciosidade e estabilidade no meio ambiente e por isso os profissionais e estudantes da área da saúde estão expostos ao alto risco de contaminação através do contato com materiais biológicos. Avacinação é uma forma de proteção à infecção pelo HBV, assim o objetivo deste estudo foi estimar os níveis de anti-HBs de acadêmicos da área da saúde submetidos ao esquema vacinal para imunização contra o vírus HBV. Trata-se de um estudo observacional transversal realizado em acadêmicos de Biomedicina no noroeste do Rio Grande do Sul entre os anos de 2014 e 2015. Os níveis de anti-HBs foram determinados no soro através do método imunoenzimático - ELISA indireto (Bioclin®) e para análise e apresentação dos dados realizou-se estatística descritiva. Foram estudados 118 acadêmicos, com idade média de 20 ±0,4 anos, entre eles 87,3% eram do sexo feminino e 12,7% do sexo masculino. A análise dos níveis de anti-HBs revelou que 14 acadêmicos (11,9%) apresentaram níveis abaixo da faixa de concentração considerada protetora, enquanto, outros 104 acadêmicos (88,1%) foram considerados imunes. A organização curricular do curso certamente contribui positivamente para maiores índices de imunização no grupo estudado. Todavia, percebeu-se que a situação vacinal está sendo negligenciada entre os estudantes. Sugere-se a implantação de um programa para incentivar a vacinação e acompanhamento da titulação dos níveis de anti-HBs entre os acadêmicos da área da saúde.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).