SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DE TERAPIA OCUPACIONAL E O AMBIENTE ACADÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.41.121-133Palabras clave:
Salud mental, Estudiantes, Terapia ocupacional, Desempeño ocupacional, UniversidadResumen
Percebe-se que na graduação há grandes mudanças, marcadas por vivências individuais e coletivas, que implicam em maior responsabilização, sociabilidade, adequação as normas, metodologias, grupos e pessoas desconhecidas, estes aspectos podem se tornar fatores estressantes e adoecedores. Objetivos: Analisar a influência do ambiente acadêmico na saúde mental e seus reflexos no desempenho ocupacional dos discentes de Terapia Ocupacional da Universidade da Amazônia. Método: A pesquisa foi de cunho qualitativo, do tipo Estudo de Casos múltiplos, descritiva, transversal, de campo e prospectiva. Através da entrevista desenvolvida pelos pesquisadores, denominada “O ambiente acadêmico e Saúde Mental dos estudantes”, que contém dados iniciais, autoavaliação do estado mental, avaliação institucional e quatro perguntas subjetivas, realizou-se com 4 alunos de Terapia Ocupacional da UNAMA. Resultados: Todos os entrevistados se identificam como ansiosos, insatisfeitos e com esgotamento físico. As respostas apontam maior comprometimento do desempenho da ocupação Descanso e Sono. Elencando as principais causas: dificuldade em administrar o tempo, ansiedade constante, não conseguir relaxar durante a noite, pensamento constante nas atividades que serão realizadas no dia posterior. Além desta ocupação, foram citadas as ocupações Lazer e Participação Social. Conclusão: O ambiente acadêmico apresenta fatores estressores, os quais o indivíduo não tinha contato intenso. E que, quando adoecidos os estudantes têm alterações do seu desempenho ocupacional, principalmente Descanso e Sono, ademais, manutenção de atenção, concentração e assiduidade e que a dificuldade em se adaptar a nova rotina pode gerar processo de adoecimento. Neste sentido é importante criar espaços para promoção da saúde mental do estudante universitário.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).