AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA AQUÁTICA PARA CRIANÇAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

AQUATIC PHYSIOTHERAPY ASSESSMENT FOR CHILDREN: AN INTEGRATIVE REVIEW

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.42.11551

Palabras clave:

Fisioterapia. Hidroterapia. Crianças. Avaliação.

Resumen

O processo de desenvolvimento humano é complexo, dinâmico e necessita de atenção especial durante a infância. Em decorrência disso, são necessários métodos avaliativos fisioterapêuticos a fim de monitorar, mensurar e comparar a evolução desses comportamentos e habilidades motoras. A Fisioterapia Aquática em crianças, cria diversas possibilidades de vivências e aprendizados em meio líquido, permitindo uma abordagem lúdica. O objetivo desta pesquisa é rastrear na literatura estudos de programas de intervenções aquáticas, buscando identificar métodos de avaliação que foram utilizados e aplicados em crianças, tanto em ambiente aquático quanto em solo, por meio de uma revisão integrativa. Trata-se de um artigo de revisão integrativa, em que os artigos foram selecionados pelas permutas de palavras chaves que ocorreram na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram encontrados 34 artigos e após exclusão, destinaram-se 6 artigos para a leitura na íntegra, pois atendiam aos critérios. Como produto final, encontrou-se apenas 1 artigo com método avaliativo aquático, evidenciando uma carência de métodos avaliativos neste ambiente, principalmente para as crianças, o que identifica a necessidade de maiores estudos sobre novas formas de avaliação aquática.

Publicado

2021-07-14

Cómo citar

Borato, M., Ferreira de Souza, S., Biernaski, J., Fernandes Lucas, D., Komar de Carvalho, B., Ribas Melo, T., Bueno de Araujo, L., & Israel, V. L. (2021). AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA AQUÁTICA PARA CRIANÇAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA: AQUATIC PHYSIOTHERAPY ASSESSMENT FOR CHILDREN: AN INTEGRATIVE REVIEW. Revista Contexto &Amp; Saúde, 21(42), 25–37. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2021.42.11551

Número

Sección

Fisioterapia & Saúde