Atividades Grupais em Saúde Operadas no cotidiano de Profissionais do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2001.01.29-42Resumen
Investigou-se as atividades grupais exercidas por 47 profissionais de saúde, regularmente matriculados no Programa de Pós-graduação em Saúde da Unijuí, procedentes de 23 municípios do Rio Grande do Sul, atuantes em unidades básicas de saúde (46,8%), coordenadorias de saúde (6,4%), hospitais gerais (12,7%) e outros (31,9%). Quinze profissionais (31,9%) coordenam grupos sendo cinco referidos a reuniões de equipe e dez à atenção à saúde, caracterizando-se como grupos operativos. Qualificação do trabalho e educação em saúde são as principais finalidades. Há grupos com até 91 elementos dificultando o atendimento de suas finalidades. Os encontros acontecem em sua maioria no próprio serviço e, alguns, em espaços comunitários. A coordenação de grupos é uma imposição da atribuição laboral para 86,7% dos coordenadores, destacando-se o enfermeiro como o que mais assume essa tarefa. Os respondentes mencionam fontes formais e informais de aprendizado sobre grupos, verificando-se, contudo, pouca formação teórica para o entendimento das dinâmicas grupais. A atividade grupal não seconstitui, para a maioria, em uma prática regular e de escolha para a assistência à saúde da população entre o grupo estudado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).